Após quase 50 anos de funcionamento, supermercado Bom Preço do São Francisco vai fechar as portas em São Luís

Um dos símbolos do comércio varejista de São Luís vai fechar as portas. Em um aviso “pregado” nas portas do Bom Preço do São Francisco, informa que a unidade que tem quase 50 anos de funcionamento vai fechar as portas no dia 28 de junho, encerrando o ciclo da marca que comprou o Grupo Lusitana em 1999.

O supermercado Bom Preço do São Francisco é a última unidade da marca em São Luís que foi vendida ao Grupo Carrefour, mas antes foi de propriedade dos grupo: Ahold, que comprou a marca Lusitana em São Luís e a explorou entre 1999 e 2003, depois o Walmart foi dono entre 2003 e 2018, depois entre 2018 e 2021 foi o fundo norte-americano Advent International os proprietários até a venda ao Carrefour.

Aberto na década de 1980, a unidade do São Francisco era uma das mais atrativas lojas do Grupo Lusitana, oferecendo um parquinho de diversão as crianças enquanto os pais faziam às compras, assim como oferecendo lojas de outros segmentos, sendo uma das primeiras a oferecer a opção de supermercado e farmácia no mesmo lugar.

A notícia de fechamento da loja caiu como uma “bomba” aos funcionários que nutriam esperanças de uma repaginação e novos investimentos na loja. Alguns funcionários já estão próximos da aposentadoria e com o iminente fechamento vão ser demitidos, tendo que esperar um pouco mais para garantir o benefício.

O Grupo Carrefour informa que continuará atendendo em São Luís somente na unidade do Atacadão do Bequimão. Assim como a loja do Bom Preço do Olho d’Água, a loja do São Francisco deve fazer parte do espólio do Carrefour em São Luís, uma vez que estas lojas fazem parte da venda original do Grupo Lusitana, diferentemente da unidade do São Luís Shopping, que era um aluguel feito da marca Bom Preço ao entrar no mercado ludovicense.

Com o encerramento das atividades da marca Bom Preço chega ao fim mais uma rede varejista na capital maranhense, atualmente dominada pelo Grupo Mateus. Mas vale o registro da presença da marca Assaí com três unidades no sistema atacarejo.

Além do Bom Preço e Lusitana, São Luís já teve as marcas Supermercados Confiança, Econômico, Preço Bom, Maciel e Carone.

58 thoughts on “Após quase 50 anos de funcionamento, supermercado Bom Preço do São Francisco vai fechar as portas em São Luís

  1. Meio século, é uma história de vida. É lastimável. Quero Parabenizar à todos do Grupo,por fazer parte da nossa história.

      1. Bom dia Eu ficarei com saudades dos melhores momentos da minha vida. Quando eu andava para o Supermercado Bom Preço fazendo as Compras para Casa. Mas no mundo do negócio, e mais importante é o lucros que vai tem, sem prestar atenção que as comunidades e a Cidade de São Luís Ma, vai ficar sem mais um ponto de lazer para as Crianças na Cidade de São Luís Ma. Porque enquanto os interesses estiver faltando mais alto do que a população da Cidade, que estavam lá fazendo as Compras e depois levava as crianças para brincar no espaço que o Supermercado Bom Preço tinha reservado para as crianças e também para as pessoas com Deficiências se sentar para rever os amigos, agora nós Maranhenses ficaremos sem este lugar para tirar os estresse dos problemas do dia a dia, mas valeu enquanto durou um Serviço de Qualidade dentro do Supermercado Bom Preço. Localizado no Bairro do São Francisco na Cidade de São Luís Ma.

        1. Realmente fico triste com essa notícia..éramos felizes com Lusitana,Bom preço e não sabíamos…e infelizmente nós é que perdemos ,porq o grupo que hj domina esse segmento foi favorecido pelo governo Dino..sem concorrência,ficamos a mercê de quaisquer produtos empurrado goela abaixo.

        1. Pior que não é só em São Luís, em Teresina aconteceu a mesma coisa. As unidades do Bom Preço viraram Big, depois o Carrefour comprou, virou o próprio Carrefour e depois de pouco tempo fechou todas as unidades. Em alguns pontos onde funcionavam, viraram Assaí. Está tudo “a favor” do Mateus!

    1. Boa noite concordo plenamente vc com vc ,lusitana fez parte da minha infância hj atualmente moro no Rio de janeiro mais sempre da passava no bom preço do renascença gratidão

    1. Bom dia Eu ficarei com saudades dos melhores momentos da minha vida. Quando eu andava para o Supermercado Bom Preço fazendo as Compras para Casa. Mas no mundo do negócio, e mais importante é o lucros que vai tem, sem prestar atenção que as comunidades e a Cidade de São Luís Ma, vai ficar sem mais um ponto de lazer para as Crianças na Cidade de São Luís Ma. Porque enquanto os interesses estiver faltando mais alto do que a população da Cidade, que estavam lá fazendo as Compras e depois levava as crianças para brincar no espaço que o Supermercado Bom Preço tinha reservado para as crianças e também para as pessoas com Deficiências se sentar para rever os amigos, agora nós Maranhenses ficaremos sem este lugar para tirar os estresse dos problemas do dia a dia, mas valeu enquanto durou um Serviço de Qualidade dentro do Supermercado Bom Preço. Localizado no Bairro do São Francisco na Cidade de São Luís Ma.

  2. Lamentável, cartel nunca e nunca será bom para os consumidores, o pão desse supermercado é o melhor de São Luís, vamos ficar refém da rede Matheus, tinha esperança que esse supermercado permanecesse ativo, porém tinha algumas políticas para compra que não dava pra concorrer, tipo parcelamento com várias bandeiras de cartão.

    1. Que pena, era a loja de supermercado mais bonita da lusitana, Eu e muitos outros colegas trabalhamos lá. E ainda há alguns daquela época lá.
      Foi para mim, uma grande escola, pois após passar por vários setores aprendi muito.
      Nossa saudosa Loja 10 São Francisco

    2. Você pode comprar seu pão no Atacadão,no Assaí e diversas padarias aqui da ilha, não necessariamente somente no MATEUS,que pra mim é um dos melhores pães tanto massa grossa quanto o massa fina

  3. É uma pena, a gente encontrava muitas marcas nordestinas. Melhores pães da cidade. Agora ficamos, praticamente, com um que oferece pouca diversidade de produtos.

    1. Concordo plenamente. E tem mais. Agora o dono do Mateus ficará mais rico aínda colocando preços absurdos para o consumidor q fica sem obsão

  4. Lamentável, meio século de existência. Nos atendia muito bem não somente pela proximidade, mas muito pela agradável simpatia de seus funcionários: Maria Viana, Marta Campos, Jaqueline Pereira, Maria Vitória Reis, Maria Glória Bastos, Oséas Rodrigues, Linete de Alcântara, o incansável e guerreiro Arlindo, dentre tantos outros, a colaboradora da limpeza Amanda e até o fumante José Antônio. Como vão ficar todos eles?… DEUS é maior. Sabemos que após a tempestade vem a bonança.

  5. Estou sem acreditar vamos ficar refém do Mateus. Gostava de comprar principalmente o fígado resfriado.No Mateus das cajaceiras tudo é congelado .

  6. Quem vai funcionar lá é Carrefour , espero que melhore , principalmente nos valores, e espero que continue com os funcionários, mesmo sem ânimos para sorrir aos cliente.

  7. MAIS UMA VEZ O COVARDE QUEBRA E SE LIVRA DE MAIS UMA OPÇÃO DE MERCADO NA CIDADE. MONOPÓLIO COVARDE DESSE GRUPO! E CORRE A NOTÍCIA DE QUE ELE ESTARIA TRAMANDO UMA NOVA REDE DE MERCADO NOS MOLDES DOS EMPÓRIOS FRIBAL.

  8. Muito triste ver encerrar as atividades assim . O ministério público deveria intervir , nós não temos a livre escolha de mercado . Somos reféns de uma unica rede.

  9. Infelizmente parece que o mercado maranhense só desperta o grupo Mateus. Eu dou é graças a Deus que temos nossa grande rede de supermercado, senão não tinha era pohha nenhuma

  10. Ninguém pode concorrer com o Grupo Mateus que tem incentivos fiscais vergonhosos, que mata tanto pequenos quanto grandes.

  11. É uma pena! Fico triste todas as vezes que um grande varejista fecha as portas. Me faz constatar que a economia está em declínio e não em ascensão, como prega o governo atual! Espero que o pessoal que ainda trabalha lá, encontre rapidamente uma colocação no mercado de trabalho! 😌🙏🏾

    1. Com todo respeito, discordo quanto culpar governos A,B e C. Trata-se de uma tendência global do capitalismo. Infelizmente,esse sistema selvagem e canibal, não perdoa e o mais fraco é duramente canibalizado.

  12. Esqueceram de relacionar mais um marco do supermercado Lusitâna do São Francisco: — o primeiro caixa eletrônico fora da Agência, de São Luís. (Bradesco 24 hs)

  13. Era de se esperar, com os preços altos que sempre teve não tinha como concorrer com Matheus. Faltou visão de negocio, ao meu ver, os tempos mudaram e o Bompreço não conseguiu acompanhar.

  14. Teve também o Alvorada (Rua Afonso Pena). Trabalhava com uma empresa de Pernambuco que vendia para todos esses supermercados na década de 80/90.

  15. Fazia tempo que o Bom Preço São Francisco respirava por aparelhos e agora chegou ao fim.
    Lembro quando criança minha mãe levando meu irmão e eu para esse supermercado e eu achava o máximo. Uma pena.

  16. Me surpreende quem comenta que o Bompreço é mais caro que o Mateus, pois só faço compras lá e quando vou no Mateus me surpreende como é caro. Só dois exemplos 1- leite em pó no Mateus 22,90, Bom preço 16,90. 2- queijo mussarela no Mateus 59,90, Bompreço 39,90.

  17. Também não podemos esquecer o efeito econômico negativo do atual governo federal e o aumento abusivo da carga tributária imposta aos maranheses pelo senhor Carlos Brandão!

  18. Logo logo abre outro, será Mateus ou Camino? Não sei! Só sei, que o mix pinheiro que fica ali… (em breve e futuro ex rotatória do São Francisco) é quê se cuide.

  19. Eu gostava da unidade do Bom Preço do Shopping São Luís, provavelmente já deve ter fechado as portas. O Mateus atualmente é uma rede dominante, mas se o seu concorrente, o Assai, nos próximos anos pode derrubá-lo com mais instalação de novas unidades do grupo.

  20. Que pena! Aqui perto de casa, tão prático. Durante um período continuo fez parte da minha rotina das sextas feiras. Feira livre em frente e em seguida bom preço.
    Já tinha produto que vinha com a marca do Carrefour. A matéria não informa o que vai funcionar no prédio.
    Espero que não seja mais um abandono.

  21. Monopolio forte do Mateus em São Luis, 90% do mercado, não é 100% porque ainda tem umas lojas pingadas do Assai e do Atacadão.

  22. É não tem como acompanhar a corrida desenfreada do Mateus, falando 👄 da Lusitana trabalhei lá foi uma escola de aprendizagem, foi bom enquanto durou também só saudades.

  23. Supermercado vende só pão?
    Como que pode, lembram do Supermercado pelo pão?
    Deveria ser lembrado pelos empregos perdidos, pela falta de concorrência, por todo o inconveniente social que o seu fechamento causa.
    Há que com relação ao pão, aqui em São Luís o pão é uma porcaria. Preço caro pão ruim. Não chega nem perto das padarias de São Paulo. Aqui só tem nome massa grossa, em São Paulo é pãozinho francês, mas aqui o bairrismo pega

  24. Que abaixe sao os precos , pq esses supermercados que vem de fora sao caros, de caro prefiro o da npssa regiao, se for falar de atendimento aqui em Sao luis e um dos piores

  25. Acredito que a maior dificuldade para todos empresários são os custos e em primeiro lugar eles ultimamente estão trabalhando só para pagar grandes exigências de impostos, só quem é empresário deve saber muito mais pois os encargos devem ser, talvez não sei, mais pesados do que os próprios salários de empregados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *