Wesley Sousa aumenta a qualidade do debate na Câmara Municipal e traz a esperança de renovação no parlamento

Desde o dia 24 de abril, a Câmara Municipal de São Luís não é mesma e isso ocorre devido a posse do suplente Wesley Sousa (PSB), que assumiu o mandato por quatro meses em decorrência do pedido de licença do titular da vaga Antônio Garcez (PP). Em pouco mais de três semanas, o parlamentar que também é músico e professor, agitou as redes sociais e trouxe o debate de temas importantes, que por muitas vezes ficam em um segundo plano por conta da falta de qualidade daqueles que compõem o legislativo ludovicense.

Ao assumir o mandato, Wesley mandou um recado duro e direto: “eu não vim aqui para fazer amigos, eu vim para defender que outros meninos e meninas tenham as oportunidades que eu tive para que a vida seja melhor”.

Desde então, Wesley vem cobrando a presença de vereadores, que segundo o próprio há meses, não aparecem no plenário da Câmara. O próprio lembrou que a Câmara Municipal custa R$150 milhões por ano e muitos desrespeitam a população ludovicense, se quer aparecendo nas sessões que ocorrem entre segunda e quarta-feira.

Mas além de cobrar uma postura dos seus pares, Wesley tem feito o principal, buscar soluções para os problemas de quem mais precisa da ação do poder público.

Solicitou o transporte público para os inscritos no Concurso Público Nacional, ato que beneficiaria 45 mil pessoas. Por conta da situação do Rio Grande do Sul, o certame foi adiado, mas é certo que seguirá em pauta, o pedido.

Apresentou uma proposta de discussão de política de emergência climática para São Luís, propondo estudos de impactos das vulnerabilidades climáticas e um plano de gestão de riscos; denunciou a falta de segurança e o baixo salário dos cuidadores escolares; pediu o treinamento de noções básicas de primeiros socorros aos profissionais da rede municipal de Educação.

Mas o que Wesley mais fez nas últimas três semanas foi colocar o prefeito Eduardo Braide (PSD), para trabalhar. O vereador tomou o lado dos moradores do Cruzeiro do Anil, que estão sendo castigados com a péssima obra do Trânsito Livre da Cohab; denunciou a falta de Segurança do Centro Histórico, expondo o abandono por parte do poder público municipal e estadual de uma área tão importante para a cidade; expôs que a Saúde Pública de São Luís está sete anos sem concurso público, defasagem salarial e inexistência de equipes multiprofissionais na atenção primária.

Em apenas 23 dias, Wesley Sousa já fez muito mais do que vereadores que já se alongam por quase oito mandatos ou mais, e nada fazem por São Luís, a não ser em benefício próprio. A presença do músico e professor, traz a esperança que o legislativo ludovicense ganhe qualidade nos debates e não seja apenas uma Casa para embolsar os cofres de “líderes comunitários” que há anos vem se mantendo naquele espaço.

Wesley terá uma dificílima eleição pela frente, afinal está filiado ao PSB, que já possui dez vereadores de mandatos e muitos com um poderio econômico muito forte, mas ele pode se tornar símbolo de que São Luís, deseja algo bem melhor para seu futuro, enquanto cidade inclusiva, ofertando oportunidades sociais, garantindo bem estar e forte economicamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *