Voo da LATAM que decolou de São Luís, sofre pane e volta ao aeroporto; outra aeronave da companhia aérea teve problema na rota Rio-São Paulo
Um avião que partiu do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, de São Luís, no Maranhão, no início desta tarde de terça-feira, 6 de fevereiro, precisou ter sua rota desviada de volta para a origem pouco depois da partida.
Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que o equipamento envolvido foi o Airbus A321 registrado sob a matrícula PT-XPL, operado pela LATAM. Ele decolou para o voo LA-3293, que teria como destino o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP).
Após partir às 12h53, por volta das 13h08, quando a 10 mil pés (3 mil metros) de altitude, o jato foi virado no rumo de São Luís. Os pilotos ainda colocaram o A321 em órbitas (trajetórias circulares de espera em voo), provavelmente para haver tempo para avaliar algum problema e/ou para reduzir o peso através do consumo de parte do combustível.
O pouso foi completado em segurança pouco mais de uma hora após o início do desvio, às 14h15. Informações preliminares indicam que o piloto teria informado, na frequência de comunicação de tráfego aéreo, um problema com um computador de voo do A321, mas ainda não há confirmação oficial sobre isso.
Curiosamente, outro avião da LATAM com número de voo quase idêntico teve um problema também neste início de tarde de terça-feira. Enquanto a ocorrência de São Luís foi com o voo 3293, a outra ocorrência foi com o 3923 (que envolveu a perda de uma roda, cujos detalhes podem ser conferidos neste link ou no título disponibilizado abaixo).
LATAM informou por meio de nota:
“A LATAM Brasil informa que o voo LA3293 (São Luís–São Paulo/Guarulhos), que decolou às 12h53 desta terça-feira (6/2), retornou ao aeroporto de origem devido à necessidade de manutenção corretiva não programada na aeronave, pousou em completa segurança e foi cancelado. Os passageiros serão realocados nos demais voos do itinerário. A companhia lamenta os transtornos causados e está prestando a assistência necessária aos passageiros. A LATAM reforça ainda que suas decisões visam garantir a segurança de todos.“