Profissional do HU-UFMA/Ebserh oferece orientações para uma folia segura
Com a proximidade do carnaval, muitos foliões já começam a se preparar para a maratona de festas e alegria. No entanto, é importante lembrar que a folia não deve comprometer a saúde. Pensando nisso, buscamos a expertise de profissionais de saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e reunimos aqui uma série de orientações essenciais para que o folião aproveite o período com responsabilidade e, assim, garanta que a festa seja ainda melhor.
Cuidados com a pele no período carnavalesco
Neste período de festas e intenso calor, a médica da Família e Comunidade do HU-UFMA/Ebserh, Wilka Castro, fala da importância de tomar alguns cuidados com a pele para prevenir e se proteger das altas temperaturas. Ela orienta que o ideal é evitar a exposição direta, devendo utilizar proteção solar, aplicando 30 minutos antes de sair e reaplicando a cada duas, três horas no máximo, lembrando de proteger corpo, costas, orelhas e lábios (há protetor específico), por conta do ressecamento e para evitar herpes labial.
“Se você vai para algum bloco que seja durante o dia ou à tarde, dar preferência àqueles que são antes das 10h e depois das 16h. Mesmo nesses horários, também fazer uso de produto que proteja do sol”, recomenda. Para as pessoas que já não tem muito cabelo ou até mesmo são carecas, a orientação é usar protetor solar e chapéu/boné, porque, segundo a médica, são áreas que, às vezes, os foliões esquecem e podem queimar, fazendo lesões de 1º e 2º graus. De acordo com ela, existem hoje protetores solares que têm maior fixação, que são usados para fazer prática esportiva, sendo mais indicados para esses casos, já que demoram mais a sair.
Com relação à maquiagem, ela recomenda o uso de produtos que sejam apropriados para aplicação na pele. “Às vezes, você usa um glitter que não é para a pele, é para artesanato, para outra coisa. A depender da origem, pode fazer lesão ocular. Você suando, pode escorrer essa maquiagem pelo rosto, chegando aos olhos, por exemplo. Para proteção dos olhos, além de evitar produtos indesejados, o uso de óculos escuros também é recomendado”, orienta.
Consumo de álcool – cuidados com a hidratação
Neste período carnavalesco, o consumo de álcool aumenta bastante. A médica lembra que é possível fazer o consumo de forma consciente, menos agressiva para o organismo. “Grávidas e menores de 18 anos não devem beber, visto que o impacto para o bebê que está sendo gerado ou para essa criança, adolescente, do ponto de vista mental e físico, é muito intenso”, diz.
Para se ter um consumo de álcool um pouco menos agressivo para o organismo, o ideal, segundo a especialista, é fazer a ingestão alimentar antes, durante e após a folia, bebendo tanto água quanto se alimentando de forma saudável, evitando alimentos com muita gordura, para que o álcool possa ser absorvido mais lentamente pelo organismo. Para manter a hidratação, a especialista recomenda beber pelo menos dois litros de água para o dia todo e, ao consumir álcool, no caso de cerveja, ela recomenda tomar 500 ml de água ou suco a cada três latinhas consumidas.