Candidatura de Carlos Lula ao TCE, só prejudica Duarte Júnior; Braide agradece mais uma vez
O anúncio da candidatura do deputado estadual Carlos Lula (PSB) ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, traz um novo desgaste à pré-candidatura de Duarte Júnior (PSB), à Prefeitura de São Luís. O grupo que já encontra dificuldades para alcançar em números o atual prefeito Eduardo Braide (PSD), nas pesquisas eleitorais, ainda tem que administrar “guerras internas” que se tornam públicas.
O governador Carlos Brandão (PSB), já decidiu apoiar Duarte a pedido do ministro do STF, Flávio Dino, mas agora são os próprios membros orgânicos da ala então liderada pelo ex-governador e ex-senador, que impõe um “problemão” para o projeto eleitoral de São Luís.
Flávio Costa é o nome escolhido de Brandão e por coincidência, ele é amigo pessoal de Duarte Júnior, colegas de docência e de atuação na advocacia. Porém, Carlos Lula do mesmo partido de Brandão e Duarte, lança seu nome ao TCE, o que acaba confrontando todo um projeto desenhado.
Além de Carlos Lula, apoiam essa empreitada Júlio César (PCdoB), Rodrigo Lago (PCdoB), Fernando Braide (PSD) e Othelino Neto (PCdoB). Apesar de não dizer que é uma declaração de oposição ao governo Brandão, fica óbvio que é sim, afinal o ex-presidente da Assembleia Legislativa ainda “não engoliu” o fato de Iracema ter sido escolhida para virar a nova chefe do poder legislativo.
Outra curiosidade que surge é a presença de nomes que foram secretários na gestão de Flávio Dino e não conseguiram manter seus espaços no governo Brandão. Caso do próprio Lula que comandou a SAÚDE, Rodrigo Lago que tinha a AGRICULTURA FAMILIAR e Júnior César que foi da AGERP.
Por fim, a união entre esses deputados, ainda traz a aliança com Fernando Braide, irmão do principal adversário de Duarte Júnior na disputa municipal em outubro de 2024.
A candidatura de Carlos Lula é legítima, mas a empreitada só traz mais um ruído na desgastada relação entre Dino e Brandão, assim como na disputa pelo comando da Prefeitura de São Luís.
Enquanto isso, Eduardo Braide agradece e vai continuar cantando: “eu e vocês contra o mundo…”