SET São Luís informa novidades que serão implantadas para prevenir e combater violência no sistema de transporte público
“A segurança precisa avançar e muito, e eu reconheço os esforços que estão sendo feitos, mas a população trabalhadora e usuária do sistema de transporte público requer respostas rápidas e eficazes”, afirmou Paulo Pires, diretor executivo do SET São Luís, acerca do que ficou decidido na reunião ocorrida na tarde da última terça-feira na Secretaria Estadual de Segurança Pública com órgãos públicos e entidades ligadas à área, com vistas a dialogar sobre medidas a serem adotadas no transporte público.
O Diretor ratificou mais uma vez a importância da nova plataforma da Bilhetagem eletrônica, que trabalha com tecnologia 5G e reconhecimento facial. O diretor explica que estão sendo feitos testes dessas novidades e na reunião de segunda, ficou acordado que será intensificada uma revisão de toda a frota para implementação dessas novidades que estarão à disposição das forças de segurança, oferecendo mais rapidez e precisão na identificação de ocorrências e seus autores. “Essas câmeras têm diversas funções operacionais como garantir a conformidade dos padrões de direção, registros de acidentes e ocorrências e as revisões vão permitir o levantamento do posicionamento de cada unidade, pois pode ocorrer que, com as trepidações das nossas vias, elas podem estar voltadas para o pára-brisa, salão / catraca e visão retrovisora”, explicou.
Ele também completou sobre o aplicativo Meu ônibus, que vai melhorar a comunicação dos usuários. “Nesse aplicativo, existe botão de emergência, bem como também daremos o acesso direto a todas as câmeras dos terminais em tempo real conectados no centro de inteligência, assim como outras funções tecnológicas que não podem ser divulgadas para garantir o efeito surpresa da ação policial”, explicou.
Ficou acordado ainda que serão realizadas reuniões mensais de avaliação, de forma preventiva. “Queremos envidar mais esforços para que possamos evitar tragédias como que vitimou o motorista Francisco Silva, assassinado de forma covarde, sem nenhuma reação. Toda a cidade está solidária com a dor de seus amigos e famílias”, afirmou.
Os órgãos de segurança vão receber os logins das câmeras de segurança instaladas nos terminais de integração para encurtar a etapa de cessão das imagens para as investigações necessárias. “São 300 mil usuários que circulam diretamente nas linhas urbanas e semiurbanas e que merecem a tranquilidade em todo o trajeto. Estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance. Acredito que segurança passa pela localização do ponto de ônibus, pelo acesso das ruas que muitas vezes são mal iluminadas, mas naquilo que nos compete, estamos comprometidos em colaborar com a erradicação de casos dessa natureza”, encerrou.