Defensora Pública e advogado com atuação no Maranhão estão na lista sêxtupla para vaga de desembargador do TRF-1
Em sessão extraordinária do Conselho Pleno, o Conselho Federal da OAB (OAB) definiu, nesta segunda-feira (23/10), as listas sêxtuplas para duas vagas destinadas à advocacia no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Destaque para as escolhas da maranhense Defensora Pública, Clarice Binda e o ex-tesoureiro da OAB e genro de Washington Oliveira do TCE, Marco Lara.
Para o Edital 03/2023, os escolhidos foram Diogo Condurú (OAB-PA): 28 votos; Flávio Jaime de Moraes Jardim (OAB-DF): 27 votos; Thiago Lopes (OAB-BA): 27 votos; Clarice Viana Binda (OAB-MA): 27 votos; Marco Lara (OAB-MA): 26 votos; e Liz Marilia Guedes Vecci (OAB-GO): 26 votos.
A segunda lista, do Edital 04/2023, foi formada com Eduardo Martins (OAB-DFl): 28 votos; Rebeca Moreno da Silva (OAB-RO): 28 votos; Larissa Tork (OAB-AP): 28 votos; João Celestino (OAB-MT): 27 votos; Vicente de Paula Moura Viana (OAB-TO): 27 votos; e Marcus Gil (OAB-RR): 25 votos.
As listas do TRF-1 contemplaram as mulheres que se mantiveram na disputa e ainda um homem negro, que tem o reconhecimento do movimento negro.
Estão em disputa duas vagas criadas pela Lei n. 14.253/2021, que ampliou a Corte. Com a escolha dos nomes pelo Pleno do Conselho Federal, as listas serão enviadas ao TRF-1, que terá a responsabilidade de reduzi-las a tríplices. As duas listas tríplices serão encaminhadas ao Palácio do Planalto. A escolha final dos dois magistrados caberá ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Além dos dois citados, participaram os maranhenses José Antônio Almeida, Riod Ayoub e Luiz Fontoura que não foram eleitos.