Advogados maranhenses vivem a expectativa por vagas no TRE, TJ, TRF-1 e TST
Nesta segunda-feira, 23 de outubro, o Conselho Federal da OAB forma as duas listas sêxtuplas para indicação dos dois novos desembargadores federais do TRF-1. Na disputa estão quatro maranhenses, porém essa é só uma das disputas que envolvem órgãos do judiciários e os advogados do Maranhão. Além do TRF-1, os causídicos esperam as vagas do TJ, TRE e TST.
Para as vagas do TRF-1, Clarice Binda, Riod Ayoub, José Antônio Almeida e Luiz Fontoura vivem a expectativa de compor as listas sêxtuplas, ou seja, aparecer entre os 12 que vão ser sabatinados pelos desembargadores federais e depois formadas duas listas tríplices ao presidente Lula, que vai escolher os nomes. Além dos maranhenses, Marco Lara com longa atuação no estado, também está na briga pela vaga.
Para o TST, o advogado Antônio Nunes disputa uma vaga de ministro. Vai ficar a cargo também do Conselho Federal da OAB, que formará também a lista sêxtupla. Em seu favor, o causídico conta com o apoio do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
No Tribunal de Justiça do Maranhão, seis advogados – Ana Brandão, Flávio Costa, Gabriel Ahid, Hugo Passos, Josilene Pedrosa e Lorena Saboia – esperam a definição do órgão para formação da lista tríplice que será enviada ao governador Carlos Brandão.
Por fim, para as vagas do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, outros seis causídicos estão na ansiedade. Bertoldo Klinger, Camila Rose e Rodrigo Maia disputam uma vaga, e Anna Graziela, Elias Moura e Tarcísio Araújo, aguardam as definições pelas duas vagas de juízes titulares.