MAC muito próximo de fazer história e trazer dividendos ao Maranhão
O Maranhão Atlético Clube está muito próximo de fazer mais uma vez a história! Após o título de campeão maranhense em 2023 com a consequente inédita classificação para Copa do Nordeste 2024 e a volta a Copa do Brasil após dez anos, o MAC pode garantir o seu primeiro acesso em competições nacionais e voltar a jogar a Série C, após 18 anos. O desafio contra o Ferroviário/CE terá transmissão ao vivo a partir das 17h30 para todo país através Tv Brasil. Um resultado positivo trará muito mais dividendos ao estado do que se pensa.
Caso o MAC consiga a classificação para a Série C 2024, o clube garante automaticamente para o Moto Club a vaga na Série D e garantindo assim um calendário nacional entre abril e novembro para os três grandes clubes da capital maranhense. Isso significa, rede hoteleira sendo ocupada, trabalhadores informais ganhando dinheiro em dias de jogo etc. O impacto pode ser superior a R$1 milhão.
O acesso do MAC a Série C também representará a quinta participação do clube na competição. A última vez que o Bode Gregório esteve na 3ª divisão foi em 2006, antes do atual formato e da criação da Série D.
A torcida deve ser toda favorável ao clube maranhense neste domingo. Maqueanos com certeza vão estar contando com o apoio dos motenses e certamente dos bolivianos que querem o futebol do Maranhão em outro patamar.
Histórico do MAC em competições nacionais:
Série D – 5 participações
Série C – 4 participações
Série B – 6 participações
Copa do Brasil – 8 participações
Copa do Nordeste – nunca participou
COPA FMF
Em caso de acesso do MAC a Série C, o Moto não precisará disputar a Copa FMF, assim como o próprio Maranhão, pois ambos já vão ter as vagas em disputa. O MAC por ser campeão maranhense já tem lugar garantido na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e teria a terceira divisão. O Moto por ter sido vice-campeão tem a vaga pré-Copa do Nordeste 2024 e Copa do Brasil 2024.
O estado ainda tem uma vaga da Copa do Brasil e da Série D em disputa através da Copa FMF, portanto a competição só faria sentido ao Moto em caso de eliminação do MAC, pois aí o clube voltaria ter a sua participação garantida na Série D 2024.
Com a possibilidade de MAC e Moto fora da Copa FMF, a competição perde muito poder de atração, uma vez que apenas Sampaio, entre os grandes, participaria da disputa que ainda contaria com IAPE, Chapadinha, Pinheiro, Cordino e São José, além do dois times que subirem da Segundinha desse ano.