Sampaio Basquete pode fazer história nesta quinta-feira ao conquistar o tetracampeonato nacional
O Sampaio Basquete pode fazer história nesta quinta-feira, 31 de agosto, mais uma vez ao conquistar o tetracampeonato da Liga Nacional de Basquete Feminino. Se o título vier, colocará a equipe maranhense no top-3 dos maiores ganhadores da competição, ficando atrás apenas das equipes Americana e Ourinhos (ambas equipes estão com atividades suspensas) que possuem seis e cinco conquistas respectivamente.
O jogo decisivo será às 21h no ginásio Gigantão, sede do time da casa Sesi/Araraquara. A equipe paulista nunca venceu a LBF e quer acabar com a hegemonia do Sampaio nos últimos anos. A partida será transmitida ao vivo pela SporTv 2, UOL e Imirante.com.
O Sampaio Basquete existe desde 2015, quando Murilo Dias apresentou ao Governo do Maranhão um projeto para ser contemplado pela Lei de Incentivo ao Esporte. Desde então, a equipe é mantida com o mesmo recurso R$1,8 milhão por ano via patrocínio da Equatorial Energia.
Antes do Sampaio Basquete chegou a existir o Maranhão Basquete entre 2011 e 2015, projeto desenvolvido pela ex-jogadora Iziane Marques, porém ela e Murilo se uniram, concentrando forças na equipe que já tinha um nome tradicional no esporte maranhense, o clube de futebol Sampaio Corrêa.
Murilo Dias avalia que o Sampaio Basquete acaba sendo uma grande vitrine para o Maranhão, mas infelizmente a dificuldade em patrocínios, limita o desempenho da equipe, que já vem obtendo excelentes resultados com o tricampeonato de 2015, 2019 e 2022.
O Sampaio Basquete conta apenas com o patrocínio da Equatorial Energia através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Maranhão. Porém isso não impede Murilo de sonhar mais alto, que tenta viabilizar para 2024 a implantação de uma escolinha de basquete no Costa Rodrigues e no Castelinho para meninos e meninas de 6 a 16 anos.
“Claro que podemos formar um grande atleta que desponte pelo mundo, mas a nossa ideia primária é formar cidadãos”, explica Murilo Dias sobre seu projeto da Escolinha.
Temporada 2024
Murilo Dias afirma que o foco atual é o tetracampeonato, porém já se movimenta visando a temporada do próximo ano. Diferentemente dos outros clubes, que oferecem e mantém um time ao longo do ano, o Sampaio Basquete tem uma equipe formada apenas entre fevereiro e agosto, período da pré-temporada e disputa da Liga Nacional de Bssquete Feminino.
Para o próximo ano, a prioridade é a renovação das atletas Tainá Paixão que já está 4 anos no Sampaio e também Gabi Guimarães e Manu. Claro que as demais jogadoras também vão ser sondadas para continuar, mas Murilo explica que não tem como arcar com um ano de salário como as equipes de São Paulo fazem.
Muito bom para o Maranhão, poder revelar mais jogadoras e jogadores.