Nomes já são especulados por conta do surgimento de nova vaga de desembargador para quinto constitucional da advocacia
A informação do surgimento de novas vagas de desembargadores no Tribunal de Justiça do Maranhão, desencadeou uma corrida eleitoral visando a ocupação do cargo que será destinado ao quinto constitucional reservado para advocacia. Nomes de peso e outros emergentes já são especulados como prováveis concorrentes ao cargo mais alto do judiciário estadual.
Diferentemente do que ocorria no passado, onde apenas a alta cúpula da OAB se reunia e escolhia a lista de advogados que era enviada ao Tribunal Justiça, agora todos os pretendentes vão ter que convencer uma parcela da advocacia para ingressar em uma lista de 12 nomes. Depois o Conselho da OAB vai escolher seis nomes, os quais serão encaminhados ao TJMA. Na alta corte do judiciário maranhense, uma lista triplice é formada e remetida ao Palácio dos Leões, o governador então escolhe o novo desembargador.
Todo esse processo favorece aos jovens advogados e consequentemente, existe uma chance que nos próximos meses, o escolhido se torne o desembargador mais jovem da história do Maranhão.
O primeiro escalão conta com nomes de peso como de Marcos Braid, Gustavo Vilas Boas, Flávio Costa e Rodrigo Maia. Existem aqueles que por grau de parentesco com grandes personagens da política e do judiciário também são citados, caso de Sálvio Dino, Ana Brandão, Pollyana Freire e Marcelo Chaves.
Assim como tem aqueles que despontam por conta da recente história de militância na advocacia, caso de Ítalo Azevedo, Pedro Ivo Corrêa, Verissia Cabral, Márcio Almeida, Megbel Abdalla dentre outros.
De todos os citados, alguns chamam atenção como Marcos Braid que foi procurador-geral do município de São Luís na gestão de Edivaldo Holanda Júnior e mantém forte trânsito no judiciário maranhense, ele é especialista em processos contenciosos complexos.
Gustavo Vilas Boas é ex-diretor-geral do TRE. Foi juiz eleitoral. É especialista em Direito Constitucional Aplicado; em Ciências Penais, em Direito Eleitoral e em Criminologia, além de mestrando em Criminologia. Foi subprocurador institucional da Assembleia Legislativa do MA, vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/MA.
Flávio Costa foi diretor-geral do TRE, possui forte trânsito no judiciário maranhense, assim como conta com boa relação com parlamentares. Especialista em Direito Eleitoral, atua como professor e já foi membro consultor da Comissão de Direito Eleitoral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Rodrigo Maia é procurador-geral do estado desde 2015. É considerado um dos nomes mais fortes no governo Flávio Dino que encerra no próximo dia 31 de março. O advogado tem sua carreira ligada à defesa da Advocacia Pública.
Ítalo Azevedo é conhecido por ter um dos maiores escritórios de advocacia no Maranhão. Era sócio do presidente eleito do TJMA, Paulo Velten. É presidente do Instituto Maranhense de Estudos Tributários.
Pedro Ivo Corrêa, advogado, com forte atuação Direito Médico e da Saúde. Vem ganhando notoriedade por sua luta em favor de pessoas em estado de vulnerabilidade social em várias regiões do Estado, desenvolvendo uma advocacia humanizada e abraçando pautas sensíveis, como a das pessoas com deficiência.
Verissia Cabral tem a seu favor ser uma das poucas mulheres nessa corrida. Vinda do interior do Maranhão – Balsas – advogada atua como especialista em Direito do Trabalho, Previdenciário e da Família. Ela teve forte atuação na chapa de Diego Sá na disputa da OAB em 2021.
Márcio Almeida faz parte da nova geração de advogados. Atua como professor há mais de 16 anos e palestrante. Possui pós-graduações, dois mestrados e é doutorando em Direito. Sua atuação é focada no Direito Civil e Processual Civil. Já foi membro do Tribunal de Ética da OAB e outros cargos.
Autor e coautor de diversas obras jurídicas. Foi conselheiro da OAB/MA na última gestão.
Megbel Abdalla já figurou em lista tríplice por vaga de juiz eleitoral no TRE. Possui forte articulação nos bastidores do judiciário maranhense.
Estes são apenas alguns nomes que despontam como prováveis interessados em ocupar a futura vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão destinada ao quinto constitucional. Outras seis devem surgir, uma para o Ministério Público e as demais para a magistratura.
Após a publicação da matéria, outros nomes surgiram como prováveis concorrentes. Os advogados José Alencar, Marco Lara, Américo Lobato Neto e a lista deve continuar crescendo.
irei disponibilizar o meu nome também, já que qualquer um está ai nessa lista….
Outro candidato é o Advogado Daniel Domingues, Servidor do TCE-MA, Professor, Palestrante, Escritor, Doutorando em Direito, Pós graduado em Direito Processual Civil e em Direito Administrativo, Autor do Livro “O Tribunal de Contas do Maranhão e o Controle Externo”, Membro Titular do Tribunal de Ética da OAB-MA, Ex-Membro da Comissão de Direito Municipal da OAB-MA, Membro Honorário da Academia Brasileira de Direito Processual Civil.
Um cara muito técnico e com boa relação na OAB-MA e em outros seguimentos sociais.
O Jovem Advogado Arnaldo Lindoso, é concursado, com pós graduações, especializações e outros, atua também como professor universitário, e já ocupou vários cargos de Direção e liderança no TJMA por mais de 1 década, TRE e na Prefeitura de São José De Ribamar como Corregedor.
Trânsito forte no judiciário, bem como na assembleia Legislativa.
Eglie Ribeiro de Araújo, anotem esse nome, é Doutor em Tributário, Empresarial e Constitucional, Mestre em Ciências Criminais, especialista em ações coletivas, fusão de empresas, assim como tem um forte transito no judiciário.