Projeto de Lei pretende instituir a Semana Municipal de Prevenção a Cegueira
O Projeto de Lei 48/2021, de autoria do vereador Dr. Gutemberg (PSC), visa instituir a Semana Municipal de Prevenção a Cegueira. O objetivo da proposição é realizar uma semana com ações para divulgar as causas da cegueira, a fim de prevenir e tratar de modo mais eficaz doenças relacionadas à visão.
O projeto prevê que a Semana Municipal de Prevenção a Cegueira seja realizada na segunda semana do mês de outubro de cada ano. Além de divulgar informações sobre doenças na visão, também será realizado mutirão de consultas e cirurgias.
Conforme a proposição, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) ficará encarregada de planejar, elaborar e executar, a programação das atividades teóricas e práticas a serem desenvolvidas durante a semana.
O vereador Dr. Gutemberg destaca o papel da prevenção e do diagnóstico de doenças na visão. “Ir ao oftalmologista regularmente é uma das melhores formas de prevenir doenças que causam a cegueira, diagnóstico e tratamento precoce, bem como acompanhamento, por isso é fundamental fomentar o hábito de ir ao oftalmologista regularmente, para que se possa identificar desde o início possíveis alterações na visão”, disse.
Para Dr Gutemberg o projeto se justifica por conta das dificuldades e limitações que problemas na visão impõem na vida das pessoas, principalmente a cegueira.
“Essa deficiência (cegueira) pode apresentar diversos impactos, limitar a autonomia, impede a pessoa de locomover-se sozinha, interferindo também na realização de outras atividades diárias relativamente simples, o que pode ser traumático em alguns casos, em especial nos casos de perda súbita, o que pode afetar psicologicamente quem possui, ocasionado até depressão”, afirmou Dr. Gutemberg.
Cegueira
O termo Cegueira é usado para identificar a condição de pessoas que apresentam total incapacidade de enxergar e também para aquelas com uma visão residual, que não apresentam a falta total da visão, mas que sentem dificuldades em realizar atividades diárias.
A cegueira pode ser congênita, quando o processo de perda visual acontece antes ou durante o nascimento do bebê, sendo suas principais causas, a catarata congênita, retinopatia da prematuridade, glaucoma congênito, toxoplasmose ocular congênita, doenças virais adquiridas pela mãe durante a gestação, como Catapora e Sarampo e doenças genéticas.
Já a cegueira adquirida, é aquela que pode ser desenvolvida em qualquer outro período da vida, decorre de doença (geralmente retinopatias ou lesões no nervo óptico) ou acidente (trauma craniano ou ocular).
Prevenção
Visitar o oftalmologista regularmente é uma das melhores formas de prevenir doenças que causam a cegueira, um tratamento precoce pode ser decisivo para evitar esse quadro.
Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), apontam que 75% dos casos de cegueira no Brasil podem ser evitados, principalmente se o diagnóstico e acompanhamento forem feitos desde a infância. Ainda segundo o CBO, as principais causas da cegueira no Brasil são cataratas, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade.
Segundo dados do IBGE de 2010, existem aproximadamente 528 mil pessoas incapazes de enxergar e 6 milhões de pessoas que possuem grande dificuldade permanente de enxergar.