CTB suspende mandato de Júlio Guterres como secretário-geral da CTB
No último dia 17 de maio a Direção Nacional da CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), conforme documento assinado pelo seu Secretário Geral, Wagner Gomes, resolveu suspender o mandato do Secretário-Geral da CTB no Maranhão, Júlio Guterres.
No passado, Júlio foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal), depois mudou de categoria e migrou para o Sindicato dos Professores da Rede Pública Estadual e Municipal, o Sinproesemma, aonde chegou a exercer o cargo de Tesoureiro desta entidade por vários anos.
Júlio Guterres é Assessor Especial do Governo do Estado do Maranhão, mas também secretário-geral da CTB, cargos incompatíveis, situação esta que é vedada pelos estatutos da própria Central, a qual ele faz parte, pois há aí um gritante conflito de interesses, já que a CTB representa vários sindicatos do segmento dos trabalhadores do serviço público estadual e municipal.
Segundo o teor do documento acima citado, a Direção Nacional da CTB, argumenta que “o Sr. JULIO CESAR REGO GUTERRES “não pode servir a dois senhores, “representando, simultaneamente, o Governo do Estado e as entidades sindicais com as quais ele negocia.”
Diante desses fatos, a Direção Nacional da CTB, “com o objetivo de disciplinares situações como essas”, lançou mão do Artigo 29, inciso V, do seu estatuto, que veda a aceitação de cargos em governos por parte de seus dirigentes no exercício do mandato, suspendendo assim o senhor Júlio Guterres de suas funções como Secretário Geral da CTB/MA.
Minha irrestrita e total solidariedade ao companheiro Júlio Guterres, que tem um histórico da uma vida inteira dedicada á defesa dos direitos dos trabalhadores, de forma sempre firme, abnegada, exemplar e irrepreensível.
Por outro lado, estranho muito a decisão da direção nacional da CTB. Só agora descobriram que Júlio Guterres exerce um cargo de confiança no governo do estado do Maranhão? Quais interesses e conveniências estaria contrariando e recebendo, por isso, agora, essa punição com feições de incoerência e oportunismo?
Júlio, dileto e combativo companheiro, não se abata com esse golpe. Em breve, com certeza, você estará de volta e muito maior do que esses que se apequenaram com tal manobra tão rasteira, quanto fétida contra ti.
Forte abraço. ANIBAL DA SILVA LINS – Dirigente Nacional da Nova Central Sindical dos Trabalhadores – NCST
Tudo isso s9 me entristece pois percebe- que realmente é jogo de interesse até porque no congresso de passado da nacional as pessoas do simproessema que nem delegados eram foram eleitos diretores nacional isso porque infelizmente ao invés de estarmos lutando contra quem está tirando todos os nossos direitos a nacional prefere lutar contra companheiro que dá o sangue pelos trabalhadores muito me espanta essa suspensão logo se vê que na central são dois pesos e duas medidas vence quem tem mais dinheiro. O Maranhão não receita essa espécie de ditadura por uma central que até então era democrática sou Sandra dirigente estadual da ctb Maranhão e provavelmente serei mais uma a ser escolhida por dizer a verdade.
A direção da CTB (Maranhão), em reunião plena de sua diretoria, aprovou por unanimidade um desagravo a esta decisão unilateral de uma força politica que compõe a direção nacional da CTB. E muito menos, procurou a direção estadual para discutir tamanha decisão. Foi retirado um documento com a deliberação da diretoria, e encaminhada a direção nacional.
Eduardo Palhares. Secretário da Região Tocantina CTB