Prefeitura de São Luís instala o quarto Ponto Limpo da cidade, no bairro Areinha

A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, instalou, neste sábado (13), mais um Ponto Limpo na cidade, o quarto desde que a ação de revitalização de áreas degradadas pelo descarte incorreto de resíduos sólidos foi iniciada, há um mês. Desta vez, o espaço que se tornou um canteiro ajardinado está localizado na Avenida Vitorino Freire, na Areinha.

O prefeito Eduardo Braide, que acompanha a atividade desde o início, também foi ao local para entregar o novo espaço à comunidade. Até o fim do ano, cerca de 40 áreas, após mapeamento já realizado, serão recuperadas com a ação Ponto Limpo, que conta com a articulação conjunta de vários órgãos municipais.

O ponto revitalizado na manhã deste sábado integra o canteiro central que divide a avenida. Por muito tempo, foi um local em que carroceiros, e até mesmo alguns moradores próximos, descartavam resíduos domésticos e entulhos provenientes da construção civil, atraindo insetos e se tornando, portanto, um ambiente degradado em meio a uma via de intenso fluxo de veículo, poluindo o cenário urbano e contribuindo para os alagamentos em partes da via, uma vez que o lixo se espalhava e entupia os bueiros por onde escoam as águas pluviais.

“Com a ação Ponto Limpo temos recuperado vários espaços que por anos foram considerados terreno para o descarte de lixo. Essa ação serve para conscientizar a população sobre a necessidade de manter as áreas da cidade sempre limpa, colaborando com o serviço público. Por meio dessa ação transformamos áreas degradadas em jardins e, a cada vez que recuperamos um ponto, tornamos São Luís uma cidade mais bonita para todos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A atividade de recuperação da área para a concretização do Ponto Limpo utiliza de materiais provenientes dos Ecopontos da cidade e do Centro Ambiental Ribeira. Deles provêm pedregulhos da construção civil, como resto de tijolos, blocos de concreto entre outros, e o adubo que se utiliza para manter viva a grama e as mudas que são plantadas para tornar a área verde, própria para um aspecto urbano conservado e que reflete a preocupação de todos para a beleza natural da cidade.

“Esse é o quarto Ponto Limpo que estamos instalando em São Luís. A situação dessa área da Avenida Vitorino Freire era de descarte crônico de lixo, como todos os outros que já recuperamos neste um mês da ação executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, conforme determinação do prefeito Eduardo Braide. Para contribuir com essa iniciativa, também estamos trabalhando a questão da educação ambiental, para que as pessoas preservem o ponto revitalizado e não criem outros pela cidade”, frisou o presidente do Comitê de Limpeza, Joabson Júnior.

O projeto faz parte da política de gestão de resíduos sólidos executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Um total de 41 locais de descarte irregular crônico já foram mapeados e serão revitalizados até o fim deste ano. Para esse semestre, a meta inicial é de que sejam instalados 18 pontos, de modo que, desde o início da ação, todos os sábados tem sido um novo local de descarte de lixo.

2 thoughts on “Prefeitura de São Luís instala o quarto Ponto Limpo da cidade, no bairro Areinha

  1. Eu gosto dessa iniciativa de preservação ambiental, uma pena que há uma parte da população que não tem uma educação ecológica e descarta o lixo em qualquer lugar. Quero comentar o problema que está acontecendo nas escolas envolvendo os porteiros cujos salários do mês de fevereiro ainda não foi pago, e eles estão preocupados. A terceirização não melhorou os serviços, estes porteiros têm um salário menor do que os vigias do quadro da Semed, embora custem individualmente um valor alto para administração e isso encarece o serviço. Eles são centenas de porteiros sem contar os vigilantes noturno que são de outra empresa. Eu sempre questiono o porquê da administração não realizar outro concurso público para vigias como ocorreu em 2008, sai mais barato porque seus salários saem direto da administração sem passar por empresas que precisam do lucro. E para finalizar, cadê os vigias do concurso de 2008? Porque a Semed não os aproveita? No governo do estado, os porteiros são diaristas e trabalham só 8h por dia; e no município é 12/36. Vamos melhorar esta matemática, prefeito.

  2. Será que o prefeito já passa pelo retorno do Roque Santeiro,nas proximidades do Supermercado Atacadão,para olhar o chiqueiro que se formou naquele retorno e imediações?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *