Instituto DataM apontou vitória de Edivaldo no primeiro turno, mas errou por 10 pontos
Na última semana ganhou holofote uma pesquisa divulgada pela Instituto DataM. No programa eleitoral, o candidato Neto Evangelista (DEM), aponta que é o instituto que mais acertou no Maranhão. Porém, o Blog Diego Emir fez um levantamento e fica evidente que a empresa errou e por muito o resultado final do primeiro turno em São Luís no ano de 2016.
De acordo com a pesquisa DataM, divulgada no dia 1º de outubro, Edivaldo venceria a eleição no primeiro turno com 55% dos votos. O segundo colocado seria Wellington do Curso com 20,4% e Eduardo Braide teria 13,2%. Os números completos estão a seguir:
No entanto, quando as urnas foram abertas no dia 2 de outubro, o resultado foi completamente diferente. A eleição não terminou no primeiro turno e o DataM ainda errou por uma diferença de 10 pontos. Edivaldo terminou com 45%, Eduardo com 21% e Wellington 19%.
Vale lembrar que DataM apontou Edivaldo com 55%, ele terminou com 45%; Eduardo na DataM teria 13%, mas alcançou 21% e Wellington teria 20% e apareceu com 19%.
É possível afirmar que a DataM acertou os números de Wellington do Curso, Eliziane Gama, Fábio Câmara, Rose Sales etc. Mas a diferença abissal dos votos de Edivaldo e Eduardo chama a atenção.
Lembrando que a pesquisa DataM foi divulgada um dia antes da eleição, ou seja, tinha tudo para acertar, mas…