Mulheres devem continuar sendo minoria na Câmara de São Luís; Saiba quais são as favoritas

Atualmente, a Câmara Municipal de São Luís possui três representantes do sexo feminino – Bárbara Soeiro, Concita Pinto e Fátima Araújo. De um universo de 31 representantes, as mulheres são apenas 10% e provavelmente esse percentual deve permanecer para a próxima legislatura 2021-2024. Na disputa proporcional, apenas quatro mulheres são consideradas favoritas para alcançar uma vaga.

Unanimidade em todas as analises políticas, Rosana da Saúde será uma das que vai manter a representatividade das mulheres no parlamento. Ela disputa a vaga pelo Republicanos e tem a força da Igreja Universal do Reino de Deus. O segmento evangélica tem como prioridade eleger representantes em todas as capitais. No seu partido, ela tem como principal concorrente o vereador Genival Alves, porém ele não deve alcançar a votação da enfermeira.

Outra que tem fortes chances de garantir a representação das mulheres é a vereadora Fátima Araújo, porém trava uma batalha mais dura no PCdoB. A líder comunitária enfrenta pesos-pesados como Astro de Ogum, Marcelo Poeta e Paulo Victor. São grandes as chances da comunista renovar seu mandato, mas ela deve ficar atenta aos seus adversários diretos, caso contrário pode amargar uma suplência.

Karla Sarney é mais um nome que tem chances reais de garantir uma vaga de vereadora. Considerada um dos nomes mais fortes e com maior volume de campanha do PSD, a cunhada do deputado federal Edilázio Júnior, deve estrear no parlamento a partir de 2021. A advogada tem se destacado, apresentando boas propostas e debatendo São Luís, a partir de temas sensíveis como o abastecimento de água, geração de emprego e o empoderamento da mulher.

Quem também é considerada favorita na corrida eleitoral é a Mayara da Juçara. A responsável pela tradicional Festa da Juçara no Maracanã, pode garantir além da representação das mulheres, uma legítima representante da zona rural no parlamento, algo que falta na Câmara Municipal. Mayara conta com fortes apoios, dentre eles do secretário de Turismo, Catulé Júnior e recentemente “caiu nas graças” do vice-governador Carlos Brandão, que viu na região do Maracanã um potencial imenso para Cultura, o Turismo e a Agricultura para São Luís e o Maranhão.

Outras mulheres “correm por fora” em busca de uma vaga no parlamento municipal, visando aumentar a representatividade do sexo feminino.

Concita Pinto tem a difícil missão de superar Astro de Ogum, Marcelo Poeta, Paulo Victor, Fátima Araújo e ainda brigar com Isaías Rodoviário, Júlio Pinheiro, Rommeo Amim etc. A candidatura de Jota Pinto a prefeito de São José de Ribamar, pode ser considerada como fundamental para atrapalhar a reeleição da esposa.

Natássia Weba tem uma candidatura badalada no PSD, mas a filha do ex-deputado estadual Hemetério Weba também pela frente uma briga forte com a própria Karla Sarney, assim como com o vereador Cézar Bombeiro e talvez o partido só consiga fazer uma vaga.

A ex-vereadora Rose Sales luta para voltar ao parlamento, apesar de ser tratada como prioridade no Cidadania, o partido tem que chegar primeiro próximo do quociente eleitoral, missão que está difícil, afinal existe um risco iminente de debandada geral por conta de insatisfações com a condução do processo eleitoral a partir dos privilégios ofertados pela senadora Eliziane Gama para alguns candidatos.

1 thought on “Mulheres devem continuar sendo minoria na Câmara de São Luís; Saiba quais são as favoritas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *