Estudo aponta que São Luís tem baixo risco de letalidade por conta do coronavírus
A consultoria Macroplan elaborou um estudo, sobre as cem maiores cidades brasileiras com o maior número de idosos e de mortes por doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, entre a população de 30 a 69 anos, dois dos fatores mais importantes para o índice de letalidade do novo coronavírus. De acordo com o levantamento, São Luís é a única cidade maranhense que aparece no estudo, o que leva ao entendimento que o estado tem um baixo de risco de mortalidade por conta da doença.
“O estudo pode ajudar o poder público a tomar medidas mais assertivas de controle nas regiões onde há os maiores riscos para a doença, que mata mais os idosos e pessoas com comorbidades”, diz Glaucio Neves, sócio da Macroplan.
A cidade de São Luís ficou em 88º lugar com uma taxa de 7,9% da população que possui mais de 60 anos e 1,1% que possui mais de 80 anos.
Quanto aos doentes crônicas, São Luís aparece em 71º lugar com uma média de 274,9 mortes por doenças crônicas entre aqueles que possuem 30 a 69 anos.
Os números mostram que São Luís possui grupos de riscos bem menores quando comparada com outras capitais como Rio de Janeiro, Recife, Maceió, Cuiabá, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo.
Porém as capitais com menor risco são: Manaus, Macapá e Palmas.
No entanto, o estudo da Macroplan lembra que é necessário levar em conta a rede pública de saúde para que garanta atendimento necessário para evitar as mortes.
kkkkkkkkkkk so pode ta de palhacada aqui mal tem hospital não vive a realidade do maranhão