Republicanos passa a ser o maior partido na Assembleia Legislativa do Maranhão
O vice-governador Carlos Brandão (Republicanos), vem atuando de forma frenética nos bastidores políticos. Nesta tarde de quarta-feira (11), o suplente de Flávio Dino (PCdoB), tornou o seu partido na maior bancada da Assembleia Legislativa do Maranhão. O Republicanos que só tinha eleito um parlamentar – Zé Gentil – pulou para seis representantes.
No final do ano passado, o partido já tinha garantido a filiação de Ariston que deixou o Avante. Em fevereiro, Duarte Júnior trocou o PCdoB pelo Republicanos. E agora de uma só vez, o partido recebeu três filiações: Daniella Tema deixa o DEM, Felipe dos Pneus deixa o PRTB e Fábio Macedo sai do PDT.
O que chama atenção no fortalecimento do grupo de Carlos Brandão é que ele retirou parlamentares que estavam em partidos aliados do senador Weverton Rocha, caso de Daniella Tema e Fábio Macedo.
Atualmente a composição da Assembleia Legislativa está da seguinte forma:
Republicanos – Zé Gentil, Ariston, Duarte Júnior, Daniella Tema, Felipe dos Pneus e Fábio Macedo
PDT – Zito Rolim, Ricardo Rios, Rafael Leitoa, Glalbert Cutrim e Cleide Coutinho
PCdoB – Adelmo, Carlinhos, Othelino e Marco Aurélio
PL – Detinha, Vinicius Louro, Hélio Soares e Leonardo Sá
DEM – Andreia Rezende, Antônio Pereira, Paulo Neto e Neto Evangelista.
SDD – Fernando Pessoa, Rildo Amaral e Helena Duailibe
PV – Adriano Sarney, César Pires e Rigo Teles
PP – Ciro Neto e Thaiza Hortegal
PTB – Mical Damasceno e Pastor Cavalcante
MDB – Arnaldo Melo e Roberto Costa
PROS – Yglesio
PMN – Wendel Lages
PSB – Édson Araújo
PTC – Edivaldo Holanda
PSL – Pará Figueiredo
PSDB – Wellington do Curso
PT – Zé Inácio
Vale lembrar que três deputados estão licenciados, que poderiam mudar a composição da Assembleia Legislativa: Marcelo Tavares – PSB; Márcio Honaiser – PDT e Ana do Gás – PCdoB. Caso eles voltassem, Republicanos, PDT e PCdoB ficariam empatados com o mesmo número de representantes.
Além disso, ainda existem articulações que devem impedir que o Republicanos fique com o líder absoluto de deputados. Wendel Lages deve deixar o PMN e ir para o PCdoB. Fernando Pessoa pode trocar o SDD pelo PDT. Edivaldo Holanda, Arnaldo Melo e Rigo Teles também avaliam a troca partidária.