Sampaio garante participação na Copa do Brasil 2020; Maranhão terá três representantes
Apesar de não ter garantido a classificação para a Copa do Brasil via campeonato estadual ou através da Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa participará da competição no próximo ano. A presença da Bolívia na competição nacional, ocorre graças ao posicionamento do clube no ranking da CBF, que oferece dez vagas aos melhores posicionados depois daqueles que garantiram vagas pelos estaduais, regionais e Campeonato Brasileiro.
Com a garantia da vaga na Copa do Brasil, o Sampaio se junta ao Imperatriz e Moto Club, campeão e vice-campeão do Maranhense 2019, respectivamente. Todos os três times vão estrear na primeira fase e vão receber pouco mais de R$500 mil pela participação, se avançarem vão acumulando novas cotas.
O sorteio da Copa do Brasil 2020, ocorre na próxima quinta-feira (12), e os times vão ser distribuídos em potes de acordo com a classificação no Ranking da CBF. Na primeira fase e segunda fase, as disputas ocorrem jogo único.
Pela classificação do Ranking da CBF, possivelmente Imperatriz e Moto devem jogar a primeira fase em casa, e o Sampaio fora de casa, já na segunda fase o mando de campo é definido através de sorteio.
Vale lembrar que na primeira fase, o time mandante tem que ganhar o jogo para se classificar, pois empate e derrota dão classificação para o time visitante. Na segunda fase, o empate leva a disputa para os pênaltis e naturalmente a vitória garante o avanço de fase a quem superar o adversário.
Onze times só entram na oitavas de final da Copa do Brasil, eles são: Atlético Paranaense (Campeão da Copa do Brasil), Fortaleza (Copa do Nordeste), Cuiabá (Copa Verde), Bragantino (campeão da Série B), Flamengo (Campeão brasileiro), Palmeiras (via Brasileirão), Santos (via Brasileirão), Grêmio (via Brasileirão), São Paulo (via Brasileirão), Corinthians (via Brasileirão) e resta uma vaga que está entre Internacional, Goiás e Bahia, os dois últimos tem remotas chances.
A Copa do Brasil 2020 começa dia 5 de fevereiro e vai até 16 de setembro.
Classificados pelo Ranking da CBF
Além do Sampaio Corrêa quem garantiu classificação via Ranking da CBF foram os times: Botafogo/RJ, Vitória/BA, Paraná/PR, Paysandu/PA, Santa Cruz/PE, Criciúma/SC, Juventude/RS, Oeste/SP e Joinville/SC.