Estevão Aragão cobra melhorias no transporte público de São Luís
Na sessão plenária desta quarta-feira (29), o vereador Estevão Aragão (PSDB) tratou da situação do transporte público em São Luís, que, segundo ele, tem causado transtornos, principalmente, aos usuários de ônibus coletivos.
“Quando o prefeito Edivaldo Holanda passou por esta Casa citou a licitação dos transportes como um dos avanços de sua gestão. Porém, esta não é a realidade das milhares de pessoas que utilizam esse meio”, afirmou Estevão, acrescentando que não houveram melhorias. “Só aumento de passagens, elevadores de acessibilidade com pouca durabilidade, ônibus sucateados e Terminais de Integração com a infraestrutura comprometida”, disse.
O vereador detalhou problemas encontrados durante vistoria ao Terminal de Integração da Praia Grande, localizado no Centro de São Luís. “Estive no local e constatei que a situação é ainda mais grave: além da buraqueira, a estrutura da cobertura está com as ferragens expostas, colocando em risco a vida de pessoas que circulam ali diariamente. Temos que tomar providências urgentes, pois pode ser uma tragédia anunciada”, alertou.
Estevão Aragão informou que já oficiou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), o Corpo de Bombeiros do Maranhão e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), questionando a data da última vistoria feita no Terminal, assim como os resultados obtidos.
Supostas melhorias
Ainda na tribuna o vereador Estevão Aragão fez críticas ao posicionamento do prefeito Edivaldo Holanda Jr. em visita à Câmara Municipal, quando afirmou que a Feirinha São Luís, os Ecopontos e a licitação de transportes seriam os grandes avanços de sua gestão.
“A Feirinha utiliza recursos de iluminação pública para pagar as atrações. Além disso, ela não reflete a realidade das demais feiras e mercados da cidade. Enquanto lá são gastos quase 100 mil por edição, as demais não têm, sequer, saneamento básico. É uma feira de ilusão”, acentuou.
Sobre os Ecopontos, Estevão lembrou que foram construídos pela empresa responsável pela coleta de lixo da capital, conforme acordado com a Prefeitura.
E, em relação a licitação de transportes, Estevão disse que ainda não houve melhorias para os usuários. “A situação é preocupante, precisamos tomar providências antes que o pior aconteça. Enquanto vereadores temos o dever de fiscalizar e cobrar ações da Prefeitura e de seus secretários”, finalizou.
Cobre também vereador a prefeitura a questão da limpeza nas escolas, a admin. não aceita realizar um concurso público, a Semed abriu uma pseudolicitação há mais de 6 meses que está paralisada enquanto em algumas escolas os atuais funcionários se “sentem” escravizados pois acham o trabalho de limpeza estafante, mas não pensaram isso em 2013 qd foram atrás de alguém que os indicasse para o cargo, ontem onde trabalho a diretora pediu que limpassem determinados lugar com água sanitária e o auxiliar de serv. gerais respondeu que esse produto faz a mão exalar mau cheiro e por isso não a utilizava, mas a empresa manda luvas para as escolas, quer vê uma amostra da qualidade desse serviço visite uma escola e veja por si mesmo, um exemplo e a UEB AP, no centro, recém-reformada, e vc observa a sujeira por todos os lados sem falar os banheiros e sua fedentina, aliás essas escolas do polo centro deveriam ser fiscalizadas ou pela Semed ou pelo dono da empresa prestadora de serviço se ele visitasse algumas escolas iriam se surpreender com alguns de seus funcionários. Em suma, se não vai trocar mais a empresa, e não fará um concurso para serviços gerais, então que pelo menos dê valor aos recursos públicos uma mão de obra terceirizada custa muito caro para um serviço de péssima qualidade. Prof. Moacir, mande inspecionar as escolas para averiguar a qualidade do serviço, assim como os professores e gestores são cobrados, todos os demais atores da escola também deveriam ser avaliados, pois isso se chama responsabilidade com a coisa pública, ou melhor com o dinheiro público