Em Fórum da Amazônia Legal, Brandão assina criação de consórcio interestadual
A partir desta sexta-feira (05), o Maranhão reforça oficialmente o interesse de integrar o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal. A assinatura do Protocolo de Intenções para a criação do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal foi feita pelo vice-governador Carlos Brandão, representando o governador Flávio Dino, durante o 14º Fórum de Governadores Amazônia Legal, que aconteceu em Porto Velho (RO).
Brandão participou do evento representando o Maranhão em uma das mais importantes reuniões de governadores já realizada. Acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, dos delegados de Polícia Civil, Saulo Ewerton e Antônio Martins Júnior e do major PM Sérgio de Araújo, discutiu ainda a integração e o fortalecimento regional da Amazônia Legal e do seu papel econômico, social e político no contexto nacional e internacional.
Outros pontos de destaque do encontro foram a integração de políticas e iniciativas nas áreas se segurança pública e o fortalecimento da comunicação pública na Amazônia Legal, quando foi formalizada a criação do Fórum de Secretários de Comunicação da Amazônia Legal.
Ainda entre as pautas importantes do dia estiveram o lançamento da campanha “Destinos turísticos da Amazônia”, com o ministro do Turismo Marx Beltrão e as considerações da embaixadora da Noruega, Aud Marit Wiig, sobre a Força-tarefa dos governadores para o Clima e Floresta (GCF).
Brandão e o secretário Marcelo Coelho, assinaram ainda o memorando de entendimento que celebra parceria entre os governos que fazem parte do Fórum e o GCF e Corporação de Fomento Andino (CAF).
O Fórum foi encerrado com a leitura e assinatura da Carta de Porto Velho, que será encaminhada ao presidente Michel Temer, com as propostas e compromissos firmados entre os seus participantes. Para o vice-governador Carlos Brandão, o evento tem alto nível de discussões e inclui o Maranhão na rota do desenvolvimento. “Fazer parte deste consórcio nos permitirá ter acesso aos mais avançados estudos, projetos e processos inovadores de gestão pública e de ciência e tecnologia que serão aprimorados conjuntamente pelos Estados membros do Consórcio Interestadual, além do fato de viabilizar a integração e o fortalecimento regional da Amazônia Legal. Estamos unidos nas adversidades”, resumiu.
Além do Maranhão, compõem a Amazônia Legal os Estados de Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Acre, Amapá, Pará, Amazonas e Roraima.