Carlos Brandão discute plano de ações para o Maranhão com o ministro da Educação
O vice-governador Carlos Brandão foi recebido esta semana pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em seu gabinete. A pauta incluiu também a presença do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro.
O encontro teve como objetivo discutir assuntos de interesse dos governos estadual e municipais do Maranhão, com foco na execução de obras e análise do Plano de Ações Articulada (PAR) para o Estado.
Carlos Brandão e o ministro Mendonça Filho discutiram ainda sobre o andamento da elaboração de relatórios do PAR, que dá um diagnóstico de cada município maranhense. “Vários gestores municipais ainda não prestaram contas. Isso inviabiliza o acesso a programas como ‘Dinheiro na Escola’ e ‘Alimentação e Transporte Escolar’”, explicou o presidente do FNDE, com o aval do ministro.
Além desses temas, Brandão solicitou também informações sobre a liberação de recursos de obras e uma nova previsão para a abertura do PAR. Como solução para os atrasos nas prestações de contas por parte dos gestores municipais junto ao governo federal, o vice-governador propôs que fosse realizado um seminário com apoio técnico do FNDE, ideia que foi acatada prontamente pelos presentes.
“Assim, especialistas do MEC orientarão de forma qualificada cada prefeito para que elaborem, dentre das conformidades, o PAR e prestem as suas contas corretamente, respeitando os prazos estabelecidos”, explicou Brandão. O seminário está previsto para acontecer ainda este semestre.
PLANO DE AÇÃO PARA O MARANHÃO: DEMISSÃO EM MASSA DE TODOS OS GESTORES INCOMPETENTES, INCLUINDO O EXECUTIVO.