Cururupu: Candidato a prefeito é preso por suspeita de compra de voto

O médico Jose de Ribamar Ribeiro Castelo Branco foi detido na manhã do dia 16 de setembro, no Povoado Areial, em Cururupu-MA, sob suspeita de compra de voto.

A guarnição da Polícia Militar, após receber denúncia, dirigiu-se ao local indicado sendo surpreendido com a presença do acusado portando  128 (cento e vinte e oito) santinhos do Candidato Alto Lopez (PSB), apoiado pelo Atual prefeito Junior Franco, juntamente com a quantia de 1.200,00 (hum  mil e duzentos reais).

Em informações apresentadas no dia da apreensão, o médico alega que estava fazendo atendimento residencial na zona de Areia Branca, buscando atender a população carente, entretanto, em momento posterior, já traz em alegações que estaria panfletando, e que supostamente não seria proibido pela justiça Eleitoral.

O que chamou atenção foi que o médico é Candidato a Prefeito no Município de Caturapera-MA, e estaria licenciado do cargo para concorrer às eleições, demonstrando assim confusão nas alegações!

Eis a questão se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!

POLÍCIA DE OLHO NA COMPRA DE VOTOS EM CURURUPU

Ação conjunta articulada pelas polícias Civil e Militar vai garantir a segurança nestas eleições em Cururupu, prevenindo e combatendo crimes comuns do período. A Operação ‘Eleições 2016’ tem como estratégia reforçar o policiamento em regiões com histórico de crimes eleitorais e impedir que o processo eleitoral seja prejudicado.

Nesta quarta-feira (21), as primeiras equipes foram enviadas aos municípios de Bacabal, Matinha e Bom Lugar, onde já foram relatadas situação de compra de votos e violência e coação a eleitores e adversários políticos. O trabalho é realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e Ministério Público (MP-MA).

A delegada-adjunta de Polícia Civil, Adriana Amarante, explica que a prioridade são as cidades onde há incidência e maior possibilidade de situações, e, ainda, onde há pouco efetivo, como em caso de municípios atendidos pelas delegacias regionais. “São cidades em que constatamos problemas relacionados às eleições e o trabalho da polícia será no sentido de que este processo transcorra sem incidentes para que os eleitores tenham garantidos os seus direitos de votar”, enfatiza.

Na Polícia Militar, todos os comandantes foram acionados para mobilizar seu efetivo e alinhar as estratégias a serem executadas nas Eleições 2016. O comandante geral da PM, coronel Frederico Pereira e o subcomandante Jorge Luongo, reuniram com os demais comandos a fim de definir o método de ação.“As cidades do interior receberão reforço significativo de policiais que serão deslocados da capital. Estamos finalizando as metas para que a polícia exerça seu papel de garantir a ordem e a segurança do processo eleitoral”, reforçou o coronel Pereira.

O planejamento será compartilhado entre as instituições de justiça participantes e as polícias com fins a prevenir os atos ilegais. Na lista de irregularidades mais denunciadas estão cavaletes com propaganda dos candidatos no meio da rua, distribuição de brindes e outdoors divulgando os candidatos. Todas as denúncias são enviadas ao Ministério Público e à fiscalização de propaganda para as medidas cabíveis.

As denúncias podem ser feitas ainda pelo Pardal, aplicativo gratuito criado pelo TRE-MA, que permite à população fazer denúncias de todo o estado. Para fazer a denúncia, o eleitor deve registrar em vídeo, foto ou áudio a irregularidade e enviar pelo aplicativo. O denunciante precisa informar nome e o CPF, mas pode requerer sigilo desses dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *