Prefeita de Pastos Bons investiu na Feira do Produtor Rural para potencializar a produção de alimentos do município
A grande maioria dos 217 municípios do Maranhão não tem na sua estrutura de gestão uma secretaria de agricultura. E as poucas que tem é só no papel. Tal prática é considerada inadmissível num estado potencialmente agrícola.
Na Região do Médio Sertão – o município de Pastos Bons, a prefeita Iriane Gonçalo vem se destacando exatamente pela visão de manter na sua gestão uma secretaria de agricultura forte e atuante. O secretário Bento Duarte vem fazendo um trabalho de fortalecimento do setor agrícola.
Uma das iniciativas da prefeita para fortalecer o setor da produção de alimentos foi criar a Feira do Produtor Rural de Pastos Bons. O sucesso da iniciativa foi tão grande que teve até bolo de aniversário no primeiro ano da feira. A prefeita e o secretário fizeram distribuição de brindes aos agricultores que mais se destacaram nas suas atividades.
A feira é um espaço democrático aberto a todos os produtores do município. A iniciativa da prefeita Iriane Gonçalo foi abrir espaço para as famílias do campo comercializarem seus produtos direto com o consumidor. Com um preço mais em conta, sem a presença do atravessador, ganha o produtor e o consumidor que adquire legumes, frutas e verduras fresquinhas.
Os produtores feirantes são considerados agricultores familiares, uma vez que a renda é oriunda, sobretudo, da propriedade. A feira é o principal canal de comercialização. Os produtores utilizam mão-de-obra familiar, havendo a contratação de empregados na propriedade apenas nos períodos em que as culturas demandam mais mão-de-obra.