Assim como Orleans, Braide passa a ter três candidatos ao Senado em seu campo político

A disputa pelo Senado no Maranhão ganha uma nova configuração na reta final da campanha eleitoral de 2026. Assim como Orleans Brandão (MDB) reúne três candidatos ao Senado em seu campo político, o candidato de oposição ao Governo do Estado, Eduardo Braide (PSD), também passa a contar com três nomes ligados à sua candidatura.
No grupo de Orleans Brandão estão Roseana Sarney (MDB), Weverton Rocha (PDT) e Hilton Gonçalo (Mobiliza). Embora os três disputem as duas vagas disponíveis para o Senado, todos mantêm aproximação política com a candidatura governista.
Do lado de Eduardo Braide, André Fufuca (PP) e Lahesio Bonfim (NOVO) já apareciam como nomes associados ao campo político do prefeito de São Luís. Agora, Simplício Araújo (DC) também passa a integrar essa movimentação.
Neste domingo, 30 de agosto, começou a circular nas redes sociais uma arte reunindo Simplício Araújo e Eduardo Braide, sinalizando publicamente a aproximação entre os dois candidatos nesta eleição.
A movimentação chama atenção porque amplia o número de candidatos ao Senado buscando vinculação com Braide, que aparece como principal nome da oposição na disputa pelo Palácio dos Leões.
Com a entrada de Simplício nesse grupo, os dois principais campos da eleição estadual passam a ter, cada um, três candidatos ao Senado orbitando suas respectivas candidaturas ao Governo.
No campo governista, Orleans tem Roseana, Weverton e Hilton Gonçalo. Já no campo de Braide aparecem André Fufuca, Lahesio Bonfim e, agora, Simplício Araújo.
A configuração também evidencia uma característica da eleição de 2026: como o eleitor maranhense poderá escolher dois senadores, candidatos ao Governo e ao Senado têm adotado alianças e aproximações que nem sempre seguem de forma rígida as coligações partidárias formais.


Braide falou meu senador Simplicio ?
Braide falou meu senador Simplicio ?
Tu que fez essa arte. Os candidatos ao Senado de Braide são Fufuca e Lahesio. Agora responde quem é o verdadeiro contratante da Ipsensus?