PF mira quatro escritórios de advocacia em São Luís em operação contra fraude milionária no INSS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (7), a Operação Fake Fisher, que teve como alvo quatro escritórios de advocacia e endereços ligados aos investigados em São Luís. A ação integra a Força-Tarefa Previdenciária no Maranhão e tem como objetivo combater um esquema de fraudes contra o sistema previdenciário envolvendo a concessão irregular do Seguro Defeso.

A operação é um desdobramento da Operação Fake ID, realizada em 2023, quando surgiram os primeiros indícios de irregularidades em requerimentos do benefício destinado a pescadores artesanais profissionais durante o período da piracema.

Segundo as investigações, a organização criminosa seria formada por um escritório de advocacia e por agenciadores responsáveis por captar, em larga escala, supostos beneficiários. O grupo, de acordo com a Polícia Federal, simulava vínculos com a atividade pesqueira para viabilizar a obtenção indevida do benefício previdenciário.

Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas residências e nos escritórios profissionais dos investigados. A operação mobilizou 18 policiais federais e contou com o acompanhamento de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conforme determina a legislação para diligências em escritórios de advocacia.

De acordo com a Coordenação Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), vinculada ao Ministério da Previdência Social, o prejuízo estimado aos cofres públicos com os 552 benefícios já identificados como suspeitos é de aproximadamente R$ 3,7 milhões.

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado contra o INSS, associação criminosa e falsificação de documento público. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e dimensionar o alcance do esquema criminoso.

1 thought on “PF mira quatro escritórios de advocacia em São Luís em operação contra fraude milionária no INSS

  1. A polícia deveria prender também os grandes fraudadores do INSS como o Senador Weverton que faz parte de uma organização criminosa que continua sem nenhuma punição e rindo dos aposentados que ajudaram ele hoje ter um patrimônio milionário. Que justiça fajuta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *