Justiça determina circulação imediata de 80% da frota de ônibus em São Luís durante negociações

O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) determinou, por meio de liminar, que 80% da frota de ônibus do transporte coletivo de São Luís volte a circular imediatamente, mesmo com a manutenção das negociações entre rodoviários e empresários do setor. A decisão foi tomada após audiência de conciliação realizada na tarde desta sexta-feira (30), que não alcançou o acordo esperado entre as partes.

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, os empresários não apresentaram nenhuma nova contraproposta capaz de atender às reivindicações da categoria, o que manteve o impasse nas negociações salariais.

Durante a audiência, conduzida pelo desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, corregedor regional do TRT-MA, o presidente do sindicato, Marcelo Brito, apresentou uma nova contraproposta prevendo reajuste salarial de 12% para os trabalhadores. Os empresários se comprometeram a analisar a viabilidade do percentual apresentado, conforme registrado pelo Tribunal.

Mesmo sem consenso, a Justiça do Trabalho decidiu assegurar a continuidade parcial do serviço essencial, determinando a retomada de 80% da frota, enquanto o diálogo segue em curso entre rodoviários e empresas.

Uma nova audiência de conciliação entre o Sindicato dos Rodoviários e o setor empresarial já foi agendada para a próxima terça-feira (03), às 9h, quando as partes devem retomar as tratativas na tentativa de alcançar um acordo que evite novos transtornos à população usuária do transporte público da capital.

10 thoughts on “Justiça determina circulação imediata de 80% da frota de ônibus em São Luís durante negociações

  1. Acordo é quando as partes interessadas, demonstrem compromisso, em salvaguardar os interesses da população carente,do estado com o menor IDH da Federação

  2. Ao Sr. Presidente do Sindicato dos Transportes, essa greve deveria ser deflagrada nos 4 dias de Carnaval, pq os responsáveis não sei se prefeitura ou o governo do estado, irá pagar milhões, para cantores que vão fazer o Carnaval na praia grande. O mais digno a se fazer seria cancelar o Carnaval e com essa economia , eles aceitassem o acordo com os responsáveis pelos trasnportes. Eu sou leiga no assunto,mas enxerguei essa possibilidade, que seria de bom caráter. As aglomerações estão cada vez mais perigosas, e é uma ilusão para o povo, mais da metade da população estão endividados, assim.como eu tbm estou, e essas pessoas se endividam ainda mais no período dessa festa da carne, daí vem o nome “carnaval”, onde demônios participam destas aglomerações se alimentando das energias negativas desses ambientes. Seria de bom tom a suspensão do Carnaval. Os que gostam de baderna,têm todos os finais de semana pra se destruírem através das drogas ilícitas, do álcool e da promiscuidade. Não precisa de 4 dias para se enveredarem ainda mais no caminho do fracasso, da libertinagem e alcoolismo. Isso é inadmissível.

    1. Denise, Bom Dia !
      Também sou morador na ilha de Upaon Açu(São José de Ribamar)… CONCORDO EM TUDO o que você disse, em seu comentário. Uma pena que os “governantes”, do Estado e da Capital, não tomem conhecimento de manifestações da população, seus eleitores. Nesta greve dos rodoviários, assim como nas outras passadas… “só vai cair no lombo da população”, como sempre foi. Aguardem… a ressaca de carnaval, terá um remédio amargo; Aumento de tarifas… como estamos em ano eleitoral… pode até ser, que “alguém” tome as rédeas da situação, que, até agora, está com os “empresários do setor” !!!

  3. Não sei para onde é que vai esse dinheiro que deixamos no ônibus todos os dias? Se não não tá dando, vamos apelar para almento das passagens. Acho que 50% das passagens de ônibus em São Luis, não são valor integral, é só meia passagem.
    E R$ 2,10, não compra nem meio litro de combustível. Portanto almentam a passagem! O que não pode é a população ficar sem transporte público.

  4. O governador e o prefeito desse estado tem é que por transporte alternativo a disposição do povo que os elegeram e pagarem a conta em vez de distribuírem dinheiro a rodo pra festas carnavalescas e etcts: o Povo desse estado Não tem Culpa de Nada.

  5. Mas uma vez o sistema vence porque é o sistema é mas forte do que nós trabalhadores errado. Nós somos mas fortes do quê o sistema não só mas unidos só a união pode vencer o sistema

  6. Direito, a quem tem direitos…
    Convenhamos, o trabalhador faz greve como último grito de Socorro, aos seus direitos, atropelados por “patrões”… aí, entra a Justiça do Trabalho e determina, que 80% da frota/rodoviários voltem ao trabalho !!!
    Aí fica parecendo “greve do que, mesmo ?” !!! Obs: NÃO sou rodoviário, sou apenas mais um dos sofridos usuários do sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *