Greve à Vista: Rodoviários Anunciam Paralisação e Transporte Público de São Luís Pode Parar em 72 Horas

São Luís pode enfrentar mais uma paralisação no transporte público. O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (STTREMA) comunicou oficialmente ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) que a categoria decidiu entrar em greve, após sucessivas tentativas frustradas de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho 2026.
De acordo com o documento, já foram realizadas quatro reuniões entre trabalhadores e empresários, sem que nenhuma contraproposta fosse apresentada pelo sindicato patronal. O STTREMA afirma ainda que encaminhou sua proposta formal de negociação ainda em novembro de 2025, mas até agora não houve avanço.
Diante do impasse, a decisão foi tomada em assembleia geral da categoria, amparada pela Constituição Federal e pela Lei de Greve. O sindicato informou que a paralisação terá início após o prazo legal de 72 horas, contadas a partir da comunicação oficial.
Apesar do indicativo de greve, o STTREMA reforça que permanece aberto ao diálogo e afirma estar à disposição para retomar as negociações, na tentativa de evitar prejuízos à população que depende diariamente dos ônibus para trabalhar, estudar e acessar serviços básicos.
Enquanto não há acordo, cresce a apreensão entre os usuários do transporte coletivo, que mais uma vez podem pagar a conta de um conflito entre rodoviários e empresários. A pergunta que fica é: vai ter acordo ou São Luís vai parar?



Os embates no transporte coletivo expõem prejuízos políticos ao prefeito e revelam negociações pouco transparentes.
Prejuízo é para a população e pra quem está trabalhando de forma escravizada sem receber , os seus direitos, isso sim.
LAMENTÁVEL… A População É QUEM VAI ACABAR “PAGANDO O PATO”, OU MELHOR; PAGAR A Passagem COM AUMENTO !!!
Pato muito magro e feio,por sinal!
So o prefeito Eduardo braide e o governador Carlos Brandão abrir uma nova licitação
Pato muito magro e feio,por sinal!
O certo a fazer mesmo é o prefeito uma nova licitação. Já virou palhaçada desses empresários, como quem vai pagar por isso somos nós o povo ludovicense.
Isso já está virando uma palhaçada,todos aqueles que precisão desse meio de transporte pra se deslocar ao seu trabalho ou em outras coisas a resolver e depende dele acaba pagando sempre o pasto e os empresários ficam de boa pq eles tem como se locomover né e os outros que se lixem🤬😡
Independente da razão, há necessidade de um diálogo entre os sindicatos em que, a maturidade seja o ponto sensível do debate. O diálogo deve ser explorando-se a competência e o bom senso das pessoas envolvidas sem que a justiça seja acionada com o desfecho; posto que, todos perderão e a sociedade ainda mais.
Eu acho que o valor das passagens de transporte urbano em São Luís, deveria ser de R$ 5,00. Motivos: 1. Vejo muitas pessoas pegando ” Carrinho ” ( veiculo particular de alguém. Não se importando com sua própria segurança. 2. Veículo não legalizado pela prefeitura. 3. Caso haja colisão, e venha a se machucar seriamente ou falecer, ninguém será ressarcido isto é indenizado . 4 . As pessoas que pegam este transporte, pagam o valor de R$ 5,00 sem reclamar. Portanto acho este valor seria benefício para as empresas de ônibus urbano desta capital para reposição de peças e pagamentos dos motoristas de ônibus.