Cassação de Hemetério Weba obriga nova eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

A cassação do mandato do deputado estadual Hemetério Weba (PP), confirmada na quarta-feira, 4 de junho, provocará mudanças imediatas na composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão. Com a perda do cargo, será necessária uma nova eleição para o posto de 3º vice-presidente da Casa.

Hemetério ocupava a vaga desde o início do ano, representando o bloco parlamentar do qual o Partido Progressistas (PP) faz parte. Com sua saída, a tendência é que o partido continue com a indicação da vaga, mantendo o equilíbrio político interno entre as siglas que compõem a base de sustentação do governo estadual.

Diante desse cenário, o nome do deputado Catulé Júnior (PP) surge como favorito para assumir o posto, uma vez que Arnaldo Melo (PP), já ocupou o espaço no primeiro biênio e Júnior França (PP), não demonstra poder de articulação para o cargo. Nos bastidores, ele já iniciou articulações com colegas de plenário, buscando consolidar apoio para sua candidatura.

A eleição deve ser marcada nos próximos dias pela presidência da Assembleia, logo assim que Helena Duailibe (PP), for empossada que deve ocorrer na próxima terça-feira, 10 de junho. A eleição deve ocorrer até 5 sessões após a vacância do cargo.

A cassação de Hemetério Weba foi resultado de decisão judicial transitada em julgado, ligada a irregularidades na gestão de recursos públicos em mandato anterior como prefeito de Nova Olinda do Maranhão. Para 2026, Hemetério pretende voltar as urnas, mas dessa vez apoiando sua esposa e ex-prefeita do mesmo municipío, Iracy Weba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *