Governo vai desapropriar área próxima ao Alphaville para concluir construção do prolongamento da Avenida Litorânea

O Governo do Estado do Maranhão, por meio de uma medida importante para o desenvolvimento urbano e a mobilidade na região, declarou de utilidade pública a área que abrange a rua Urucutiua até as proximidades do condomínio Alphaville, com o objetivo de realizar a desapropriação e possibilitar a construção do prolongamento da Avenida Litorânea. A obra visa à integração da avenida com a MA-201, ampliando a infraestrutura viária e melhorando o tráfego na região.

A ação foi oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial e tem como intuito otimizar o fluxo de veículos e a conectividade entre áreas importantes de São Luís e de municípios vizinhos. O prolongamento da Avenida Litorânea será uma via fundamental para melhorar o deslocamento de veículos na Ilha de São Luís, além de proporcionar mais agilidade e segurança para motoristas e pedestres.

O projeto de extensão da Avenida Litorânea incluirá a construção de novas pistas e ponte, além de investimentos em urbanização e paisagismo. O novo trecho da via será uma emenda à MA-201, possibilitando um acesso mais rápido e direto a regiões como o Alphaville, Damha e bairros adjacentes, além de beneficiar moradores, turistas e o setor comercial local.

Com a declaração de utilidade pública, o processo de desapropriação segue para a fase de avaliação das áreas afetadas e a compensação aos proprietários dos imóveis. A expectativa é que, após a conclusão da obra, o novo trecho da Avenida Litorânea se torne uma das principais vias de acesso da cidade, contribuindo para o fluxo eficiente de tráfego e o desenvolvimento urbano sustentável.

Além da melhoria na mobilidade, o prolongamento da Avenida Litorânea representa um avanço na infraestrutura de São Luís, consolidando o compromisso do governo estadual com a modernização das vias públicas e o planejamento estratégico da cidade, que busca atender ao crescimento populacional e ao aumento da demanda por serviços urbanos.

Com a conclusão dessa obra, a expectativa é que a cidade ganhe mais conectividade, otimize o tráfego e ofereça uma maior qualidade de vida aos seus habitantes, tornando-se um marco no desenvolvimento da capital maranhense.

Sobre a avenida Litorânea

Caso esse novo trecho seja iniciado na gestão Carlos Brandão, será a maior intervenção feita, desde a construção da Avenida Litorânea que foi entregue em 1993 no governo Edison Lobão.

A Avenida Litorânea foi idealizada ainda na década de 80 pelo governador Luiz Rocha e o projeto consistia em ligar a Praia de São Marcos até a Praia do Araçagy, porém por entraves burocráticos e licenças ambientais, apenas 5,5 km foram entregues na inauguração.

Após 26 anos, o prefeito de São Luís, João Castelo (falecido), construiu mais 1.180 metros da Avenida Litorânea, que ficou conhecida como extensão, esta obra foi entregue em 2012.

Em 2021, o governador Flávio Dino entregou um novo trecho com 1.800 metros, ligando os bairros do Calhau ao Olho d´agua por meio da Avenida Litorânea.

Se Carlos Brandão entregar o novo trecho da Avenida Litorânea que chegou a ser projetado pelo arquiteto Burle Marx, a Avenida Litorânea vai praticamente alcançar o seu projeto inicial, quase 50 anos depois a conclusão do seu projeto inicial, totalizando quase 10 km de extensão.

11 thoughts on “Governo vai desapropriar área próxima ao Alphaville para concluir construção do prolongamento da Avenida Litorânea

  1. Trecho executado na gestão do prefeito João Castelo não foi de 1180 metros , na realidade totalizou cerca de 600 metros. Alguém está devendo 580 metros.
    Oxalá o governador Carlos Brandão consiga concluir a obra até a NA-201. A ILHA e o seu POVO tem essa nessecidade premente. 👏👏👏👏🏼👏🏼👏🏼

  2. Parabéns governador Brandão, pela grande iniciativa que legítima mais ainda o que carinhosamente chamamos de ” Ilha do Amor” o orgulho dos maranhenses!!

  3. Gestores públicos e empresários do ramo da construção civil, especialmente da engenharia urbana não teem que reclamar de preços altos, falta de remédios, violência, etc. Aí está a causa vitae.

  4. Olá! Tenho um projeto de trabalho num imóvel que fica nessa região. Por qual meu eu poderia acessar o mapa área específica que será declara de utilidade pública? Agradeço DEMAIS!

  5. Aumento de salário para servidores do estado é uma mereça 11% dividido pelis 4 anos desse ” governo”, mas o salário do governador e seus asseclas teve um aumento de mais de 100%, ele é esperto , não é mesmo?! Entregar o entreposto de peixe, nunca, pois para ele o importante é trazer Veveta Sangalo entre outros para o Carnaval 2025(fora de época) pagando um absurdo!!!
    Repassou $1.900.000,00 para 10 cidades do interior do Maranhão para o Carnaval 2025, enquanto isso, no hospital dos servidores, os pacientes esperam ser atendidos, mas nem sempre têm médicos ou insumos, etc. etc….ufa!!!

  6. É uma pena ver que alguns trechos da litorânea estão sem conservação, acumulando lixo, sem padronização e com invasão da faixa de areia e das dunas. Não há fiscalização por parte do poder público estadual, e o ministério público que tanto zelou em outros tempos pelo logradouro atualmente está omisso.

  7. Adoro S Luis Povo acolhedor e sofredor Estive ai em 02/24 e ja fazia alguns anos que nao ia la Fiquei muito feliz com o que vi Dizem que gracas ao BFamila Que irriga o Estado com verba federal Agora fiquei triste qdo verifiquei que ate predios de luxo nao tem Esgoto/AEnc um absurdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *