Governo vai desapropriar área próxima ao Alphaville para concluir construção do prolongamento da Avenida Litorânea

O Governo do Estado do Maranhão, por meio de uma medida importante para o desenvolvimento urbano e a mobilidade na região, declarou de utilidade pública a área que abrange a rua Urucutiua até as proximidades do condomínio Alphaville, com o objetivo de realizar a desapropriação e possibilitar a construção do prolongamento da Avenida Litorânea. A obra visa à integração da avenida com a MA-201, ampliando a infraestrutura viária e melhorando o tráfego na região.
A ação foi oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial e tem como intuito otimizar o fluxo de veículos e a conectividade entre áreas importantes de São Luís e de municípios vizinhos. O prolongamento da Avenida Litorânea será uma via fundamental para melhorar o deslocamento de veículos na Ilha de São Luís, além de proporcionar mais agilidade e segurança para motoristas e pedestres.
O projeto de extensão da Avenida Litorânea incluirá a construção de novas pistas e ponte, além de investimentos em urbanização e paisagismo. O novo trecho da via será uma emenda à MA-201, possibilitando um acesso mais rápido e direto a regiões como o Alphaville, Damha e bairros adjacentes, além de beneficiar moradores, turistas e o setor comercial local.
Com a declaração de utilidade pública, o processo de desapropriação segue para a fase de avaliação das áreas afetadas e a compensação aos proprietários dos imóveis. A expectativa é que, após a conclusão da obra, o novo trecho da Avenida Litorânea se torne uma das principais vias de acesso da cidade, contribuindo para o fluxo eficiente de tráfego e o desenvolvimento urbano sustentável.
Além da melhoria na mobilidade, o prolongamento da Avenida Litorânea representa um avanço na infraestrutura de São Luís, consolidando o compromisso do governo estadual com a modernização das vias públicas e o planejamento estratégico da cidade, que busca atender ao crescimento populacional e ao aumento da demanda por serviços urbanos.
Com a conclusão dessa obra, a expectativa é que a cidade ganhe mais conectividade, otimize o tráfego e ofereça uma maior qualidade de vida aos seus habitantes, tornando-se um marco no desenvolvimento da capital maranhense.
Sobre a avenida Litorânea
Caso esse novo trecho seja iniciado na gestão Carlos Brandão, será a maior intervenção feita, desde a construção da Avenida Litorânea que foi entregue em 1993 no governo Edison Lobão.
A Avenida Litorânea foi idealizada ainda na década de 80 pelo governador Luiz Rocha e o projeto consistia em ligar a Praia de São Marcos até a Praia do Araçagy, porém por entraves burocráticos e licenças ambientais, apenas 5,5 km foram entregues na inauguração.
Após 26 anos, o prefeito de São Luís, João Castelo (falecido), construiu mais 1.180 metros da Avenida Litorânea, que ficou conhecida como extensão, esta obra foi entregue em 2012.
Em 2021, o governador Flávio Dino entregou um novo trecho com 1.800 metros, ligando os bairros do Calhau ao Olho d´agua por meio da Avenida Litorânea.
Se Carlos Brandão entregar o novo trecho da Avenida Litorânea que chegou a ser projetado pelo arquiteto Burle Marx, a Avenida Litorânea vai praticamente alcançar o seu projeto inicial, quase 50 anos depois a conclusão do seu projeto inicial, totalizando quase 10 km de extensão.
Trecho executado na gestão do prefeito João Castelo não foi de 1180 metros , na realidade totalizou cerca de 600 metros. Alguém está devendo 580 metros.
Oxalá o governador Carlos Brandão consiga concluir a obra até a NA-201. A ILHA e o seu POVO tem essa nessecidade premente. 👏👏👏👏🏼👏🏼👏🏼
Gov. Brandão entrará para história com um belo legado.
O complemento da avenida, ligando as praias, vai ser muito bom
Parabéns governador Brandão, pela grande iniciativa que legítima mais ainda o que carinhosamente chamamos de ” Ilha do Amor” o orgulho dos maranhenses!!
Isso tá parecendo mais uma dessas obras do governo do Maranhao que nunca inicia ou nunca termina..
Gestores públicos e empresários do ramo da construção civil, especialmente da engenharia urbana não teem que reclamar de preços altos, falta de remédios, violência, etc. Aí está a causa vitae.
Olá! Tenho um projeto de trabalho num imóvel que fica nessa região. Por qual meu eu poderia acessar o mapa área específica que será declara de utilidade pública? Agradeço DEMAIS!
Aumento de salário para servidores do estado é uma mereça 11% dividido pelis 4 anos desse ” governo”, mas o salário do governador e seus asseclas teve um aumento de mais de 100%, ele é esperto , não é mesmo?! Entregar o entreposto de peixe, nunca, pois para ele o importante é trazer Veveta Sangalo entre outros para o Carnaval 2025(fora de época) pagando um absurdo!!!
Repassou $1.900.000,00 para 10 cidades do interior do Maranhão para o Carnaval 2025, enquanto isso, no hospital dos servidores, os pacientes esperam ser atendidos, mas nem sempre têm médicos ou insumos, etc. etc….ufa!!!
É uma pena ver que alguns trechos da litorânea estão sem conservação, acumulando lixo, sem padronização e com invasão da faixa de areia e das dunas. Não há fiscalização por parte do poder público estadual, e o ministério público que tanto zelou em outros tempos pelo logradouro atualmente está omisso.
Muito bom! Um sonho concretizado… mas é Bom investir na despoluição das praias, pois a maioria está com imprópria para uso.
Adoro S Luis Povo acolhedor e sofredor Estive ai em 02/24 e ja fazia alguns anos que nao ia la Fiquei muito feliz com o que vi Dizem que gracas ao BFamila Que irriga o Estado com verba federal Agora fiquei triste qdo verifiquei que ate predios de luxo nao tem Esgoto/AEnc um absurdo.