Prefeitura de Pinheiro anuncia medidas para retirar animais das ruas da cidade

A Prefeitura de Pinheiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), informa que, a partir do dia 1º de fevereiro, a Vigilância Sanitária iniciará uma fiscalização rigorosa para reforçar as políticas públicas de controle de zoonoses, priorizando a saúde pública no unicípio.
Entre as ações planejadas, está o recolhimento de animais em situação de abandono nas ruas e praças da cidade. O objetivo é reduzir os riscos de transmissão de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas por animais. A medida também visa evitar acidentes causados pela presença de animais em locais de grande circulação.
De acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Sá, os proprietários de animais de grande porte serão notificados para que assumam a responsabilidade pelo manejo e cuidado de seus animais. O descumprimento das normas poderá resultar na aplicação de multas, conforme determina a Lei Municipal nº 2.807/20.
Segundo a Vigilância Sanitária, o número de animais soltos nas ruas tem crescido, o que representa um problema não apenas de segurança, mas também de saúde pública.
A Prefeitura reforça que o sucesso do projeto depende da conscientização e colaboração de todos os moradores. Além de proteger a saúde da população, a iniciativa vai amparar os animais.