Flamengo, Fluminense e São Paulo seguem como os únicos clubes que disputaram a Série A na era dos pontos corridos

Flamengo, Fluminense e São Paulo, os únicos que participaram de todas as edições do Brasileirão na Serje A, desde 2003, a era dos pontos corridos.
Mas sempre tem alguém que fala: “O Fluminense precisa pagar a Série B”
Vamos relembrar as viradas de mesa do futebol brasileiro e clubes beneficiados.
1986 – Vasco aciona a Justiça Comum, pois com os resultados de até então, o deixariam fora da fase de classificação. A CBF mudou o regulamento durante a competição, aumentando o número de classificados, garantindo o cruz-maltino na segunda fase e cancelamento o rebaixamento que teria Botafogo e Corinthians.
1996 – O caso Iven Mendes. Gravações apontaram o envolvimento do chefe da arbitragem brasileira como responsável por manipular resultados de forma favorável para Athletico/PR e Corinthians. Diante desse escândalo, o rebaixamento de Fluminense e Bragantino foi cancelado.
1999 – Botafogo seria o rebaixado, mas ingressou na Justiça por conta de irregularidades do jogador Sandro Hiroshi do São Paulo. Foi descoberto o “gato” praticado e a CBF puniu o clube paulista, porém cancelou o rebaixamento de Botafogo e Gama.
2000 – Diante da enxurrada de denúncias e escândalos, a CBF perdeu a capacidade de organizar o futebol e o Clube dos 13 criaram a Copa João Havelange que teria status de Campeonato Brasileiro. A competição teve 116 clubes divididos em três módulos. Não havia rebaixamento. Fluminense e Bahia foram convidados a disputar o módulo equivalente a Série A.
2013 – Fluminense, Vasco, Náutico e Ponte Preta foram rebaixados em campo. Porém por irregularidades em escalações do Flamengo, o rubro-negro perdeu 4 pontos e seria rebaixado no lugar do Fluminense. Porém, encontraram outras irregularidades na Portuguesa, levando o clube paulista ao descenso, livrando o Flamengo da queda. Como resultado final, Portuguesa, Vasco, Náutico e Ponte Preta foram rebaixados.