Após décadas de espera, Estrada do Afoga é entregue à população de Anajatuba e região
“Há mais de 30 anos esperamos por essa obra, mas nunca fizemos nada. Tá todo o mundo feliz, tanto a população que vive aqui, quanto as pessoas que trafegam na região”. Esse foi o depoimento do comerciante Bartolomeu Cabral, morador de Anajatuba, município da baixada maranhense, após a entrega da obra de pavimentação asfáltica da Estrada do Afoga, trecho da rodovia MA-339 que foi publicada nesta sexta-feira, 6, pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão.
Orçada em R$ 16 milhões, uma obra foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). A intervenção abrange 18 km de extensão da MA-339, sendo que 5 km receberam obras de recapeamento e os outros 13 km foram completamente pavimentados.
Com a nova estrada, a população ganhou mais mobilidade, conforto e segurança no deslocamento entre Anajatuba e o Povoado Afoga. Há décadas a população da região reivindicou a pavimentação da via.
“É uma obra sonhada por muitos anos. São 18 km, e lembrando que não é só o povoado Afoga – tem vários povoados com chácaras, com fazendas, em uma região produtiva, que produz e preciso escoar essa produção. Agora com essa pavimentação, esse sonho foi realizado, não tenho dúvidas de que vai desenvolver essa região”, enfatizou o governador Carlos Brandão durante a entrega do investimento público.
A entrega da Estrada do Afoga também integra o programa estadual Floresta Viva, que promove a recuperação de áreas degradadas e incentiva o cultivo sustentável do açaí.
O secretário de Assuntos Municipalistas do Maranhão (Seam), Orleans Brandão, comemorou a entrega da obra em tempo recorde, que encerra uma esperança de anos pela população local.
“A Estrada do Afoga era muito pedida e tinha a participação do gabinete da Secretaria de Assuntos Municipalistas. Ver essa estrada sendo realizada, pronta rapidamente, em seis meses, 18 km de pavimentação concluídas, é uma sensação muito gratificante ter participado desse sonho aqui em Anajatuba”, frisou Orleans.
O pescador Fábio de Jesus mora no perímetro da estrada e conta que a pavimentação da Estrada do Afoga atrapalha em quase uma hora o tempo de deslocamento entre o Povoado Afoga e Anajatuba. “Era bem ruim, depois da estrada melhorou muito. Era um sonho não só meu, mas de toda a comunidade. Eu quero agradecer demais ao governador pela estrada”, conta.
Para o prefeito de Anajatuba, Hélder Aragão, o apoio estadual foi fundamental para a concretização de uma estrada tão esperada pelos moradores. “É uma estrada muito importante para todo o município de Anajatuba. Com a parceria forte do governador Carlos Brandão, é um sonho que está sendo realizado, é um momento histórico para Anajatuba. É uma obra de extrema importância para o progresso do município”, frisou.
Caminho da Baixada
Durante a solenidade de entrega da Estrada do Afoga, o governador Carlos Brandão sinalizou a execução de outra obra importante para o escoamento da produção na região: a construção de uma rodovia que vem sendo chamada de ‘Caminho da Baixada’, que ligará Anajatuba ao município São João Batista.
“A gente termina uma obra e já começa outra, que é a estrada de Anajatuba até o município de São João Batista. É uma estrada que chamamos de Caminho da Baixada, que reduz em duas horas o tempo de deslocamento para um cidadão chegar até a baixada maranhense. Isso vai causar um grande desenvolvimento. É uma região de campo, de solo mole, e ninguém teve disposição para fazer essa obra; mas nós temos coragem e vontade”, informou o governador.