Saiba quem são os candidatos a vereador de São Luís que são favoritos para ser o mais votado da história
Um recorde que dura desde 2008, deve ser pulverizado na eleição de 2024. O título de candidato a vereador de São Luís mais bem votado em uma eleição, deve deixar de ser de Pinto Itamaraty, quando obteve 10.758. Vários são os postulantes para superar essa marca e ganhar o título de “espoca urna” da disputa na capital. Marquinhos (União), Paulo Victor (PSB), Nato Júnior (PSB), Beto Castro (Avante) e Daniel Oliveira (PSD), são os que possuem maior apetite para superar a marca de dez mil votos.
Em todos levantamentos feitos por Institutos de pesquisa, Marquinhos é o franco favorito para ser o mais votado e algumas projeções apontam ele chegando na faixa do 13.800 votos, mas há quem diga que o parlamentar de três mandatos, pode ter mais de 15 mil para garantir o quarto mandato.
O presidente da Câmara Municipal é outro franco favorito. Com boa ramificação por diversos bairros da capital, Paulo Victor tem um eleitorado bem espalhado, sendo registrados focos de votos na Madre Deus, Caratatiua, Ipase, Coroado, São Cristóvão, Cidade Operária, Santa Clara, Forquilha, Cohatrac e muito mais. O entorno da campanha do vereador, garante que ele não está descansando para ser o mais votado da história de São Luís.
Nato Júnior possui forte presença em um dos maiores contingentes populacionais da Ilha, o Coroadinho, que é apontado pelo IBGE como a quinta maior favela do país, porém seus eleitores também são notados no Bairro de Fátima, Santa Efigênia, São Raimundo e outros, o que o coloca numa posição de briga pelo primeiro lugar.
Outro forte nome é outra liderança do Coroadinho, Daniel Oliveira, líder do governo Eduardo Braide, ele é o nome mais competitivo do atual prefeito na disputa e com um arrojado investimento.
Beto Castro apesar de ser tratado como eleito, nunca foi citado como possível mais votado, mas levantamentos mostram um crescimento exponencial do líder político do Bairro de Fátima.
Fora dessa seleta lista é pouco provável que apareça outro nome com forças reais de alcançar o primeiro lugar do mais votado. Porém, Rosana da Saúde (Republicanos), com a força da Igreja Universal de Deus; Édson Gaguinho (PP) e Fátima Araújo (PCdoB), podem surpreender, baseado nos cruzamentos que o site www.diegoemir.com teve acesso com exclusividade.
Vale destacar que dois vereadores que já alcançaram o primeiro lugar na votação para vereador de São Luís, possuem representantes diretos na corrida eleitoral. É o caso do detentor do título, Pinto Itamaraty que tem seu filho, Pintinho Itamaraty (PRD), concorrendo, mas só de garantir uma vaga entre os eleitos já será uma grande vitória e o outro é Osmar Filho (PDT), que já foi o mais votado em 2016 e 2020, e que tem a esposa Clara Gomes (PSD), na disputa, devendo se eleger com tranquilidade, mas ainda sem potencial para ser a mais votada.
Confira a lista dos vereadores mais votados da história de São Luís:
2020 – Osmar Filho – 7.447 votos
2016 – Osmar Filho – 9.809 votos
2012 – Josué Pinheiro – 9.557 votos
2008 – Edivaldo Holanda Júnior – 10.670 votos
2004 – Pinto Itamaraty – 10.758 votos
2000 – Pádua Nazareno – 10.035 votos
1996 – Chico Carvalho – 6.644 votos
1992 – João Evangelista – 3.274 votos
1988 – Raimundo Assub – 2.886 votos