Baixadeiros podem ficar menos dependedentes do ferry boat: Governo do Maranhão vai construir estrada para chegar mais rápido a Baixada
Um projeto antigo, falado pela primeira vez em 1987 pelo então governador Epitácio Cafeteira (falecido), deve finalmente sair do papel. O anúncio foi feito pelo deputado estadual Miltinho Aragão (PSB), neste terça-feira, 9 de julho, na Assembleia Legislativa. Na oportunidade, o parlamentar revelou que no próximo dia, o governador Carlos Brandão (PSB), irá assinar a ordem de serviço de pavimentação da Estrada do Afoga, que terá 16km, ligando o centro de Anajatuba até o povoado de Afoga, próximo ao Porto das Gabarras. De acordo com informações obtidas, essa deve ser a primeira fase, para deixar a Baixada Maranhense mais próxima e os baixadeiros, cada vez menos dependentes do ferry boat.
A ligação entre Anajatuba e São João Batista por meio do Porto das Gabarras e da Raposa, respectivamente, é um sonho antigo. No ano de 2017, o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, apresentou o projeto ao então vice-governador Carlos Brandão, e desde essa época, ele sempre relembra a necessidade dessa obra. Na oportunidade, a MOB chegou a participar das reuniões.
Agora com a iminência da ordem de serviço da Estrada do Afoga, quando for concluída e instaladas balsas nas margens do Rio Mearim, a viagem até a Baixada Maranhense, especialmente as cidades de São João Batista, Cajapió, Bacurituba, São Vicente Férrer e Matinha, vão ficar bem mais curtas.
A longo prazo, a intenção é construir uma ponte, mas especialistas apontam que esse é um investimento muito alto, pois naquele ponto do Rio Mearim, a profundidade é muito grande.
Enquanto a ponte é algo mais distante, os projetos de construção da Estrada do Afoga, estruturação do Porto das Gabarras e urbanização da margem no porto da Raposa em São João Batista, devem sair em breve do papel, para facilitar a vida do baixadeiro que é tão dependente do ferry boat.
Do outro da lado da margem do Mearim, já existe a MA-014 que liga diversos municípios da Baixada.
Veja o anúncio de Miltinho Aragão:
Que seja bem vinda qualquer obra em benefício da população é muito importante , isto leva desenvolvimento para os municípios, que precisam de indústrias na baixada para oferecer empregos para os jovens que clamam por justiça social nos municípios, a ponte pode até ser um projeto caro, mas qual é esse valor, que oitocentos mil habitantes não merecem!!!…
Vdd meu claro amigo
Ainda bem q apareceu um deputado interessado na melhoria da qualidade de vida do baixadeiro. Povo da baixada desde já agradece
Tudo bem, e os diquis para evitar a devastação dos campos pela salinização, que vai acabar com os campos de água doce e os peixes que abastecem quem não tem açude ou dinheiro para comprar no mercado.
KD os deputados que representa o municipio de Anajatuba e a baixadada maranhense? O municipio de Anajatuba sepre foi esquecido pelo executivo, agora que parece que o governador Carlos Brandão olhou com carinho para Anajatuba com carinho. Eu queria mais informações sobre esse projeto que beneficiaria o antigo Porto das Gabarras, que tanto ajudou a baixada maranhense no passado com embarque de animais e produtos agricolas da região. Entãos surge a pergunta, quando acontecerá a segunda parte do projeto que beneficiaria o referido povoado?