Após novos fatos políticos, pesquisa aponta crescimento de Milton Gonçalo que dispara na disputa pela Prefeitura de Santa Rita
O cenário parece estar consolidado a favor do Grupo Gonçalo em Santa Rita. Mesmo com os recentes novos fatos políticos da cidade, o pré-candidato Milton Gonçalo (Mobiliza), segue crescendo nas pesquisas e dispara para ser eleito o próximo prefeito do município, segundo aponta o Instituto Inop.
Milton Gonçalo que tem o apoio do prefeito Hilton Gonçalo e da recente declaração de apoio de Felipe Camarão que é do partido do presidente Lula, aparece com 72,78% na nova pesquisa Inop. Na última pesquisa em abril, ele tinha 69,39%, ou seja, cresceu mais de 3%.
Já Luiza Calvet que tem o apoio do ex-prefeito Tim Ribeiro, do vereador Uthan Avelino e outras figuras, além de ser a candidata de Bolsonaro em Santa Rita aparece com 9,97%. Na última pesquisa, ela tinha 5,76%, crescendo mais de 4%, retirando voto dos seus próprios concorrentes da oposição.
Jancimauro ex-vereador de Santa Rita e que já foi apoiado por Josimar de Maranhãozinho apareceu com 9,70%, sendo que antes, ele tinha 13,33%, caindo mais de 4%, ou seja, o eleitorado de Bolsonaro está entendendo que a representante deles é a Luiza.
Maria Enfermeira manteve o mesmo patamar, agora com 3,23% e antes tinha 3,64%, ou seja, não houve mudança significativa.
Outros cenários foram estimulados como os confrontos diretos com cada um dos pré-candidatos e em todos, Milton Gonçalo é disparado, o melhor colocado, chegando próximo dos 80%.
Também foi avaliada a rejeição dos pré-candidatos e a ala bolsonarista possui a maior rejeição. Jancimauro tem 30,19%, seguido de Luiza Calvet com 25,61%. Maria Enfermeira que é do Partido Novo tem 18,06% e Milton é o menos rejeitado com 13,75%.
O Inop entrevistou 371 pessoas nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2024 na sede e na zona rural de Santa Rita. A pesquisa tem margem de erro de 4,53% para mais ou para menos e está registrada no TSE sob o seguinte protocolo: MA-01784/2024.
É uma ótima estratégia utilizar informações sem embasamento para “derrubar” um candidato. Na eleição de 2022, a disputa entre Lula e Bolsonaro foi marcada por grande polarização. No Nordeste, especificamente em Santa Rita, Lula obteve total domínio. Por isso, a página em questão usa a informação errada de que o eleitorado entende que Luíza é uma candidata Bolsonarista para colocar o povo contra ela. No entanto, houve rumores de que esse apoio ao candidato do PL teria partido de Hilton (rumores, não é preciso comprovar se não afirmei, ao contrário da matéria em questão). Luiza tem apoio de candidatos do PT. Logo, entende-se que ela seria a candidata de Lula, seguindo essa lógica, não é?! Não há referências nem embasamento, o que mostra que a matéria em questão não tem compromisso com a verdade. Não sei quantas pessoas já foram enganadas por essa matéria. Afirmo que essas informações não têm base e tratam-se de uma estratégia.