Morre aos 76 anos, o artista plástico maranhense Péricles Rocha

Morreu na madrugada desta quinta-feira, 8 de junho, um dos maiores artistas plásticos maranhense. Péricles Rocha, 76 anos, faleceu, o anúncio foi feito pelo secretário estadual de Cultura, Yuri Arruda.

Péricles era natural de Codó, tinha 49 anos de carreira. Ele sempre dizia: “O artista é livre e o trabalho é uma terapia maravilhosa, gratificante”.

O artista plástico residia em Alcântara por mais de 30 anos.

Péricles Rocha começou a pintar aos oito anos na beira do rio Parnaíba, na cidade de Bendito Leite (MA). De lá para cá não parou mais de se envolver com a arte. Pintor, escultor, desenhista e ilustrador, ele cursou escultura na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, entre 1967 e 1971.

Em 1977, realizou sua primeira mostra individual, na Galeria Sérgio Milliet, no Rio de Janeiro. Entre 1978 e 1980, ilustrou os livros Marimbondos de Fogo e Norte das Águas, de José Sarney, e Poeta do Absurdo, de Orlando Tejo. Em 1982, estudou no Instituto Lorenzo de Médici, em Florença, Itália. Foi ganhador de diversos prêmios, como o do Encontro de Artistas do DF (1976), um da Bienal de São Paulo (1976, representando Brasília), Prêmio Aquisição – Concurso Nacional de Artes Plásticas Caixego – Goiânia (GO), em 1976, e o Prêmio Aquisição no Primeiro Salão de Gravura e Desenho do Centro-Oeste (1978). Orgulha-se de ter ajudado a instalar, juntamente com outros artistas, o Centro de Artes Japiaçu, em São Luís (MA).

1 thought on “Morre aos 76 anos, o artista plástico maranhense Péricles Rocha

  1. Muita tristeza na morte desse grande artista. Suas obras serão lembradas com.muito carinho por todos nós da família. Péricles além de ser um gênio da pintura era só alegria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *