Primeiro clube de São Luís para pessoas 60+ realiza eventos de abertura de portas

Acolhimento, sorrisos, experiências multissensoriais e resgate de memórias. Isso foi o que se viu nos dois dias de pré-lançamento do José de Alencar Clube Sênior, primeiro espaço em São Luís voltado especificamente para pessoas com mais de 60 anos, público que, segundo a ONU, deve aumentar 46% até 2030.
Os eventos, realizados na última semana, mostraram o espaço e os serviços oferecidos pelo clube a médicos, profissionais da saúde, além de idosos e seus familiares.
Os convidados conheceram melhor como as atividades oferecidas pelo José de Alencar Clube Sênior proporcionam ricas experiências, bem estar, socialização e despertam memórias afetivas. Tudo isso se dará por meio de oficinas de arte, música, teatro, cinema e esporte.
Durante as solenidades, os convidados também degustaram um delicioso café da tarde ao som do músico Alberto Trabuzi, e ainda tiveram a oportunidade de participar da ação de saúde da VitalMed, que ofereceu serviços de teste de glicemia e aferição de pressão.

A idealizadora do clube e equoterapeuta Cristina Alencar contou que, após um ano e meio de muita dedicação e carinho para fazer o José de Alencar Clube Sênior “tomar forma”, a inauguração do local representa a verdadeira realização de um sonho.

“Eu estou muito feliz, porque eu vejo o que eu idealizei e o que eu construí de pouquinho em pouquinho finalmente se concretizar. Aqui, em primeiro lugar, buscamos valorizar os idosos e mudar o estigma de que chegar a essa idade é ruim. Se tivermos sorte, todos nós seremos idosos um dia. A espinha dorsal do José de Alencar Clube Sênior é promover o bem estar do idoso, como um todo”, ressaltou Cristina.

Para Rosana Castello Branco, médica da família, é de extrema importância a criação de um espaço como o José de Alencar Clube Sênior, que busca não só valorizar o conhecimento e as experiências do idoso, mas também dar uma perspectiva de crescimento a ele.

“É fantástico quando nós vemos um espaço que valoriza o conhecimento, as experiências, o trabalho cognitivo e as habilidades que o idoso teve ao longo da vida, dando uma perspectiva de crescimento, de aprimoramento dessas habilidades. Estou completamente apaixonada pela filosofia da Cristina e pelo espaço”, disse Rosana.

Já a idosa e terapeuta holística, Teresa Ottoni, ficou encantada com a estrutura e os serviços que vão ser oferecidos pelo local.

“Fiquei encantada com esse espaço de acolhimento, que é próximo a tudo, com uma estrutura maravilhosa e adaptada ao nosso público”, destacou Teresa.

O clube

Localizado no bairro São Francisco, o José de Alencar Clube Sênior abrirá suas portas, oficialmente, no dia 3 de abril. O clube conta com uma ampla área de jardim, com animais e plantas de diversas espécies. Um generoso espaço ao ar livre com pista de caminhada, áreas sombreadas, ideais para passeios, atividades físicas e encontros com amigos.

Além disso, o local possui consultórios médicos, refeitório, salão de festas para celebrações, lago, estrebaria, salas de aulas, quadra de areia, piscina e salão de beleza.

Um ambiente para os idosos desfrutarem de várias atividades dinâmicas como natação, hidroginástica, hidroterapia, equoterapia, musculação, além de outras práticas direcionadas ao desenvolvimento físico e mental.

Aulas de dança e canto serão oferecidas regularmente, proporcionando ao grupo a oportunidade de aprender e desenvolver novas habilidades. Equipes de enfermagem também irão aplicar vacinas e ministrar medicamentos receitados por médicos de confiança da família e do idoso.

O clube funcionará tanto para mensalistas, como na modalidade Day Use, na qual os idosos aproveitarão a estrutura e os serviços durante um dia. A alimentação já está inclusa, e no cardápio serão oferecidas refeições saudáveis e deliciosas, preparadas por nutricionistas, com uma variedade de opções para atender às necessidades alimentares de cada um.

O local é administrado por profissionais multidisciplinares e interdisciplinares, que trabalham para fornecer um ambiente acolhedor e seguro. Com horário de funcionamento de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, a proposta é oferecer uma variedade de serviços para atender às necessidades dos idosos, promovendo uma vida saudável e feliz.

Saiba mais

O José de Alencar Clube Sênior foi idealizado pela empresária e equoterapeuta Cristina Alencar. Ela, que nasceu e cresceu no local onde o clube funcionará, define o empreendimento como “um resumo” de sua vida inteira – cada árvore, planta e animal do local carregam um significado construído pelo laço afetivo familiar.

Ao longo dos anos, Cristina conviveu com vários familiares longevos, como avós, bisavós e tio-avós, que chegaram a ultrapassar os 100 anos de idade. Observando de perto as necessidades e aprendendo os ensinamentos repassados por cada um deles, a empresária decidiu criar o clube para oferecer uma qualidade de vida melhor às pessoas da terceira idade.

Dessa forma, no José de Alencar Clube Sênior, Cristina busca estimular a autonomia dos idosos e oferecê-los atividades dinâmicas que proporcionam não apenas o entretenimento, mas também o desenvolvimento das suas capacidades.

“A gente quer promover autonomia de decisão, de movimento e de vontade. É o respeito ao idoso”, ressaltou.

Dados

O envelhecimento representa o início de uma nova fase da vida, que, na maioria das vezes, é marcada por estigmas. Infelizmente, em decorrência da pandemia da Covid-19, outros fatores de natureza comportamental também aumentaram entre a população idosa: sentimentos de solidão, ansiedade e tristeza foram frequentes nesse público, principalmente entre as mulheres.

O dado foi revelado pelo estudo “Idosos no contexto da pandemia da COVID-19 no Brasil: efeitos nas condições de saúde, renda e trabalho”, baseado em uma pesquisa comportamental feita pela Fundação Oswaldo Cruz, no ano de 2021. Essa realidade é preocupante, visto que pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população brasileira de acordo com o IBGE. O instituto também aponta que, nos últimos nove anos, o número de idosos no país aumentou cerca de 39,8%.

Como combater essa triste realidade?

Segundo a pesquisa “Lazer na terceira idade: desenvolvimento humano e qualidade de vida”, a melhor alternativa para combater a alarmante solidão e ociosidade das pessoas +60 é o lazer. Após começarem a participar de várias práticas voltadas para o entretenimento e desenvolvimento físico, os idosos participantes da pesquisa sentiram mais prazer, entusiasmo e disposição.

Dessa forma, o estudo conclui que a expansão do lazer, para além do doméstico, é imprescindível para a promoção do divertimento e desenvolvimento físico e pessoal na terceira idade, evitando a ociosidade e sentimentos de inutilidade e desânimo.

2 thoughts on “Primeiro clube de São Luís para pessoas 60+ realiza eventos de abertura de portas

  1. Gostaria de saber o endereço para participar de alguma atividade. Vcs vão oferecer corte e costura, patwork ou outra atividade artesanal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *