Projeto Cuidar + e parceiros distribuem sopão para pessoas em vulnerabilidade social em primeira ação de 2023

Dando início às ações de 2023, o projeto Cuidar +, coordenado pela primeira-dama de São Luís, Graziela Braide, em parceria com o projeto Sorriso Amigo, distribuiu 350 pratos de sopa e 380 garrafas de água, na Praça Deodoro e na porta do Hospital Aldenora Bello. O objetivo da ação, que ocorreu domingo (5), foi levar ajuda humana e solidária para população que sofre com a fome e está em situação de vulnerabilidade social.

“Estamos dando início às ações do projeto Cuidar + de 2023, com a entrega desse sopão solidário, para pessoas em vulnerabilidade social. Essa é mais uma oportunidade que estamos tendo de continuar com esse trabalho maravilhoso, seguindo com a nossa missão de cuidar mais das pessoas”, destacou Graziela Braide, que esteve presente durante a ação.
A iniciativa contou com o apoio fundamental do projeto Feirinha Solidária, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), que estimula a doação de alimentos nas feiras e mercados municipais para instituições beneficentes, de forma sustentável. Os alimentos, que antes eram desperdiçados, foram coletados em feiras e mercados pelos parceiros da ação que também contou com o apoio das secretarias de Cultura (Secult) e de Segurança com Cidadania (Semusc).
Na Feira livre do Vinhais foram recolhidos, aproximadamente, 230 kg de alimentos doados pelos feirantes. Já no Mercado da Cohab, foram aproximadamente 85 kg, sendo 60 kg só de carne. O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Liviomar Macatrão destacou a importância da união entre os projetos e da capacidade de doação dos feirantes, (quase cinco mil feirantes, tanto de mercado quanto de feiras) para desenvolver essa parceria e levar alimento à comunidade de rua, mais vulnerável.

“É com muito prazer, com muita honra, que a gestão do prefeito Eduardo Braide, por meio da Semapa, realiza o Feirinha Solidária e soma-se, hoje, com o projeto Cuidar + para que a gente possa alimentar ainda mais pessoas, aquelas que mais precisam em nossa cidade”, frisou o secretário Liviomar Macatrão.

Segundo o coordenador do projeto Sorriso Amigo, a soma de esforços é fundamental para o desenvolvimento das ações sociais, uma vez que conseguir material para realização delas não é uma tarefa fácil.

“Essa parceria com o projeto Cuidar + é extremamente importante para nós, uma vez que a gente sabe a dificuldade que temos em arrecadar doações e essa soma de esforços é muito necessária. Essa é uma iniciativa incrível do projeto Cuidar + e nós do projeto Sorriso Amigo só temos o que agradecer muito a bondade, a disponibilidade e, principalmente, a receptividade que tiveram com nosso projeto”, destacou o coordenador do Sorriso Amigo, Kyllson Leonardo.
Sobre o Projeto Cuidar +

O Projeto Cuidar + foi lançado no dia 1° de outubro de 2021. Idealizado e coordenado pela primeira-dama de São Luís, Graziela Braide, o projeto tem como objetivo a realização de ações de âmbito social e educativo voltadas para a promoção do bem-estar e assistência à população em situação de vulnerabilidade social.

O Cuidar + conta com o apoio de todas as secretarias, institutos e autarquias municipais, além de envolver parceria privada. A iniciativa tem ações contínuas destinadas para crianças, jovens, adultos e idosos, além de atividades voltadas à preservação do meio ambiente e do Patrimônio Cultural de São Luís.
Nesse sentido, o projeto Cuidar + atua na intenção de corroborar na construção social da cidadania e valores visando o bem-estar de pessoas que se apresentam em vulnerabilidade, a fim de identificar a necessidade de se investir em soluções inovadoras e sustentáveis voltadas à resolução de problemas sociais.

Por fim, o Cuidar + tem a intenção de promover entre seus participantes (poder público, iniciativa privada, organizações, instituições, comunidade em geral, entre outros), ações que envolvam atender, proteger, zelar, assistir, dar oportunidade, prezando e primando o amor, carinho, dedicação e respeito à diversidade e melhorando as condições de vida dos menos favorecidos, levando dignidade, ética e cidadania a todas as pessoas que estiverem ao alcance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *