Voo São Luís – Lisboa deve ocorrer em outubro, revela Felipe Camarão

Finalmente o voo internacional São Luís – Lisboa deve sair. O vice-governador Felipe Camarão (PT), esteve na Ilha de Açores, território autônomo de Portugal, para viabilizar a rota continental. A Sata Air Açores será a empresa responsável por fazer essa ligação e o voo inaugural deve ocorrer em outubro desse ano.

A Sata Air é uma companhia aérea que existe desde 1941, iniciando através de capital privado e agora é uma empresa pública desde 1980. Atualmente possui uma frota de 14 aviões da AirBus e Bombardier que fazem viagens para Ilha da Madeira, Lisboa, Porto, Cabo Verde, Barcelona, Bilbao, Paris, Frankfurt, além trechos intercontinentais para o Canadá, Estados Unidos e Bermudas no Caribe.

A rota São Luís – Ponta Delgada (Açores) – Lisboa seria a primeira da Sata ligando a um destino sul-americano. O trecho seria em um A321LR da Airbus que tem capacidade para até 190 passageiros. Mas o voo inaugural sairia de Portugal rumo a capital maranhense, trazendo o trader turístico e autoridades que vão conhecer as belezas do Centro Histórico e os Lençóis Maranhenses.

Atualmente dez cidades brasileiras tem voos para Portugal: Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, todas as rotas operadas pela TAP. As Linhas Áereas de Angola também já fazem a ligação São Paulo-Lisboa.

Mais informações

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão ainda se reuniu com o presidente do governo regional dos Açores, José Manuel Cabral Dias Bolieiro, para estreitar laços, conversar sobre possíveis parcerias comerciais, intercâmbios culturais e educacionais entre os dois povos. O diálogo ocorreu no Palácio de Sant’na, na capital econômica Ponta Delgada.

Açores têm uma ligação histórica com o Maranhão. Nos séculos XII e XIII, centenas de açorianos migraram para o estado, trazendo consigo sua cultura e tradições, algumas perdidas ao longo do tempo.

A comitiva do vice-governador foi recebida pelo diretor regional de comunidades, José Andrade, que agradeceu a visita de cortesia.

“É uma alegria muito grande recebê-los aqui. Os Açores têm uma ligação muito forte com o Maranhão desde os séculos XII e XIII quando centenas de casais açorianos foram povoar o norte do Brasil. Essa ligação gerará frutos no futuro”, afirmou o diretor regional.

Para o presidente açoriano, Manuel Bolieiro, estreitar os laços com o Brasil e com o Maranhão é de extrema importância e interesse. “Podemos trabalhar e fazer esses relacionamentos. Contem comigo como um aliado, muito grato por essa vontade também amistosa e de resgate de raízes neste encontro institucional. Mas também poderemos olhar para o futuro, com estas outras perspectivas técnicas, uma dimensão cultural, histórica, mas também econômica”, ressaltou Manuel Bolieiro.

“As relações históricas entre o Maranhão e os Açores nos possibilitam uma série de alternativas econômicas, como acordos bilaterais e comerciais. O turismo é uma mola propulsora do desenvolvimento social. Gera empregabilidade, renda, então a gente vai pleitear, também, um voo junto à SATA, o primeiro voo internacional regular da história do Maranhão. O que será importante porque será uma ação inédita. De toda forma a gente espera que o estreitamento dos laços entre Maranhão e Açores resulte, principalmente, em desenvolvimento econômico para o Maranhão”, afirmou Hugo Paiva, secretário adjunto de Turismo do estado, integrante da comitiva liderada pelo vice-governador.

Felipe Camarão ainda informou que professores maranhenses vão para Cabo Verde para estudar na universidade. Assim como vão ser desenvolvidas ações de intercâmbio cultural e turístico com a ilha africana, assim como uma relação comercial mais próxima através do Porto do Itaqui.

Participou ainda da comitiva, o secretário adjunto de representação do vice-governador, Anderson Lindoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *