São João do Maranhão é samba-enredo da Escola Estácio de Sá

Tem São Luís na passarela do samba carioca no desfile das escolas nesta sexta-feira (17). Com o enredo do carnavalesco Mauro Leite, ‘Berço do samba é batuque é toada/ terra da palmeira onde canta o sabiá/ um fogo arde do meu coração/ São Luís, São João, viva a Estácio de Sá!’, a escola promete levantar a Marquês da Sapucaí no Rio de Janeiro.

O presidente da Estácio de Sá, Leziário Nascimento, reforçou que falar do Maranhão é poder mostrar ao mundo o quanto a cultura brasileira é diversificada e rica.

“Mostrar o Maranhão no carnaval é ter a certeza de que a cultura em cada canto do Brasil merece ser valorizada e ser vista. A Estácio está preparando uma grande homenagem a este estado que revela tantos talentos para o país e que tem uma das mais maravilhosas festas do Brasil, o São João”, ressaltou.

Para o governador Carlos Brandão a escolha do samba-enredo da escola Estácio de Sá revela o reconhecimento da tradicional festa de São João. “A beleza e a diversidade do nosso São João serão apresentadas na Marquês de Sapucaí para todo o Brasil conhecer um pouco da nossa história, e isso é grandioso. Vamos juntos torcer e se encantar com esse momento especial de reconhecimento da nossa cultura popular. Viva o nosso São João!”, declarou o governador.

A influencer Thaynara OG e embaixadora da escola Estácio de Sá falou da emoção de ter recebido o convite para desfilar no carnaval do Rio de Janeiro deste ano.

“Confesso que quando recebi o convite da Estácio de Sá, berço do samba, primeira escola de samba do Brasil, fiquei muito feliz. Tive que fingir costume porque para muita gente já é um grande sonho você ter essa oportunidade de se jogar no carnaval do Rio de Janeiro, de desfilar na Sapucaí. Agora imagina quando o convite vem de uma escola como a Estácio de Sá e com um detalhe: a gente vai fazer parte desse desfile, desse enredo, encerrando com a ala do São João da Thay”, contou a influencer.

Ela disse, ainda, que a oportunidade é um reconhecimento que motiva bastante toda a equipe que desenvolve o projeto. “Esse foi um reconhecimento que motiva ainda mais o nosso time do São João da Thay para a gente ver que está no caminho certo. Isso movimenta tanto a nossa cultura, quanto a nossa economia. A gente está muito feliz e, também grata, com as expectativas lá em cima para levar muita alegria e samba no pé no dia do desfile”, afirmou.

O destaque da escola é o carro abre-alas ‘Cidade de São Luís, Festa de São João’ com projeto inspirado na cultura maranhense.

Pesquisadora de cultura popular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a professora Ester Marques destaca a relevância da homenagem e a necessidade de fidelidade à cultura do Maranhão.

“É excelente quando a cidade serve de tema porque a escola de samba constrói uma narrativa única, específica. Quando falamos de cultura, estamos falando de identidade, memória, ancestralidade, pertencimento. Não é qualquer coisa que expressa a cultura. Esses elementos são extremamente importantes para a expressão da cultura e espero que eles respeitem essas características”, pontuou a professora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *