Saiba quais são as Secretarias que Brandão ainda não definiu nomes e quem deve ser anunciado nos próximos dias

O governador Carlos Brandão (PSB), anunciou nesta sexta-feira (24), os primeiros nomes do seu governo, sem muitas surpresas, o destaque ficou pela recondução de Paulo Victor (PCdoB) ao comando da Secretaria de Cultura. Neste sábado (25), outros nomes devem ser confirmados como Marcelo Duailibe na EMSERH, Paulo Casé na SEDES, Aparício Bandeira na SINFRA e outros, mas ainda existem muitas Secretarias sem definição.

A Secretaria de Agricultura mudará o comando, Zé Antônio Heluy (PT), deixará a pasta, que está sendo disputada pelo PL de Josimar de Maranhãozinho e pelo PP de André Fufuca. Meio Ambiente, segue indefinida, Raysa Queiroz pode ser mantida, mas também corre o risco de ser substituída. A mesma situação é da Indústria e Comércio que é comandada por Cassiano Pereira.

Outra pasta que deve mudar de comando é a Ciência e Tecnologia, que atualmente é uma indicação de Bira do Pindaré (PSB) e que vai assumir a Agricultura Familiar. O ex-deputado federal no governo Brandão é um pedido de Flávio Dino (PSB), que também indicou Felipe Camarão (PT) para Educação e Lene Rodrigues para Secretaria das Cidades.

A Secretaria da Mulher foi oferecida para Abigail Cunha (PL), que até o presente momento não deu o “sim” e ela pode ser escalada para assumir outro posto, como a possível nova Secretaria de Povos Originários. A Secretaria de Relações Institucionais deve ser extinta.

Igualdade Racial e Juventude que são pastas extraordinárias seguem indefinidas também. Assim como Casa Civil, Articulação Política e Planejamento que devem ficar entre Sebastião Madeira, Rubens Pereira, Júnior Viana e Luís Fernando.

A AGERP e AGEM podem sofrer mudanças também, assim como a EMAP. O Detran é alvo de disputa, o Podemos de Fábio Macedo quer o comando, mas Fufuca não quer abrir mão. Carlos Brandão viaja na próxima semana para Brasília e deve resolver esse imbróglio, após reunião com os parlamentares.

É na próxima semana também que o PT indicará seus nomes para ocupar a Secretaria de Trabalho, Secretaria de Direitos Humanos e o comando do IEMA.

A MOB seguirá com Gilberto Lins; AGED com Cauê Aragão; Viva/Procon com Karen Barros; Segep com Pedro Chagas; IPREV com Guilberth Garcês.

O ex-deputado estadual Édson Araújo (PSB) será convidado para assumir a Secretaria da Pesca que é de sua indicação atualmente, mas também pode manter o atual titular da pasta. Othelino Neto (PCdoB), ainda está convidado para assumir a Secretaria de Representação Institucional em Brasília, mas ainda não deu resposta.

O governador Carlos Brandão ainda deve contemplar no primeiro escalão do seu governo o ex-deputado federal Júnior Marreca na cota do Patriotas e Adriano Sarney na cota do PV, além de um pedido direto de José Sarney e do presidente Lula.

A Secretaria de Turismo a tendência é a permanência de Paulo Matos (Cidadania), mas uma conversa com a senadora Eliziane Gama (PSD), ainda deve ocorrer para discutir a situação. A Secretaria de Governo também segue indefinida.

A Secretaria de Comunicação deve ter como novo chefe, Sérgio Macedo, que atuou como titular da pasta no último governo Roseana Sarney. A Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais será comanda por Orleans Brandão.

A Secretaria de Segurança Pública e o Comando da Polícia Militar podem ter mudanças, Brandão pretende se reunir com a cúpula dos Policiais Militares e Civis para chegar a um nome de consenso.

Alguns ex-deputados estaduais e ex-deputados federais não eleitos na disputa de 2022 vão ser acomodados em Secretarias adjuntas, algumas vão ser criadas, outras já existentes. Mas como não terá vaga para todo mundo, alguns devem ser aproveitados na Articulação Política ou absorvidos em cargos de comissão na Assembleia Legislativa.

Confira a lista dos nomes anunciados nesta sexta-feira por Carlos Brandão:

Susan Lucena – Diretora da Casa da Mulher Brasileira
José Reinaldo Tavares – secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos
Kécio Rabelo – presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira).
Luzia Waquim – Secretária-chefe de Gabinete
Murilo Andrade – Secretário de Administração Penitenciária
Raul Mochel – Secretário de Transparência e Controle
Tiago Fernandes – Secretário de Saúde)
Célio Roberto – Comandante do Corpo de Bombeiros
Anderson Ferreira – Presidente do Iterma)
Marco Aurélio – Presidente da Caema
Wallquiria Moraes – Chefe do Cerimonial do Governo
Marcellus Alves – Secretário da Fazenda
Paulo Victor – Secretário da Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *