Reitor Natalino Salgado articula com ministros e bancada federal novos avanços para a UFMA

A administração superior da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) segue determinada em assegurar novos apoios e recursos de emendas do Governo Federal para garantir a realização de ações e projetos que propiciem novos avanços à comunidade acadêmica, ao desenvolvimento do estado, à qualificação profissional de excelência e para ampliar a atuação da instituição nas comunidades e nos municípios. Nesta semana, mais uma importante agenda de compromissos foi formalizada com os ministérios da Educação (MEC), da Pesca e Aquicultura (MPA), da Ciência, Tecnologia e Inovação e integrantes da bancada maranhense na Câmara e no Senado.

Acompanhado do pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), professor Fernando Carvalho; da superintendente do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), Joyce Lages; da diretora do Núcleo Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia de Alcântara (NICTA), Mikele Sant’Ana; e do professor da UFMA Cristiano Capovilla; o reitor Natalino Salgado viabilizou, em Brasília, novas parcerias para programas e projetos institucionais do ensino, da ciência, tecnologia, pesquisa e inovação.

Ministério da Educação – Em audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, e a secretária de Educação Superior (Sesu-MEC), Denise Carvalho, os dirigentes da UFMA, acompanhados da senadora Eliziane Gama (PPS-MA) e do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), dialogaram sobre ações para o fortalecimento da UFMA e do estado. “Todas as pautas apresentadas foram muito bem recebidas pela direção do MEC. A representação maranhense no Senado e na Câmara está unida no apoio às ações e aos projetos da Academia em prol do ensino, da ciência e tecnologia, pesquisa e inovação”, afirma Natalino Salgado.

O reitor e a senadora Eliziane Gama apresentaram ao ministro as vantagens estratégicas com a criação da Universidade Federal do Sul do Maranhão e abordaram ainda outras demandas para o ensino superior. “Nossa defesa é que a criação dessa universidade contribuirá com o desenvolvimento do Maranhão”, afirmou a senadora.

Pesca e Aquicultura – Ainda na Esplanada dos Ministérios, a comitiva da UFMA esteve reunida com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; a secretária nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa, Flávia Lucena; e a coordenadora geral do Monitoramento da Pesca e Aquicultura, Valdimeire Ferreira. Entre os temas tratados, estiveram a formação de recursos humanos na área de engenharia de pesca, o desenvolvimento da cadeia produtiva dessa atividade no Maranhão e a instalação de uma base avançada do curso no município de Cururupu.

Acompanhada do deputado Márcio Jerry, a comitiva da UFMA também esteve reunida com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ocasião em que foram sinalizadas importantes tratativas para o Maranhão. “Em nossa agenda na Câmara Federal com o deputado Márcio Jerry e a comitiva da UFMA, tratamos de importantes pautas, como a continuidade de obras e outras ações de interesse da comunidade acadêmica. A defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade é um compromisso que deve merecer a atenção de todos que trabalham pelo desenvolvimento do Maranhão”, analisou o reitor Natalino Salgado.

Resultados positivos – “Ficamos muito satisfeitos com a acolhida e receptividade aos projetos da UFMA”, destacou o reitor. “Foi muito bom ver o reconhecimento da bancada maranhense na Câmara e no Senado à contribuição que a UFMA presta ao desenvolvimento do Maranhão. Agradeço o apoio manifestado por todos aos pleitos da nossa Universidade. Em Brasília, tivemos um diálogo produtivo com os senadores Weverton Rocha e Eliziane Gama e os deputados Rubens Jr., Amanda Gentil, Márcio Jerry, Cléber Verde, Márcio Honaiser e Duarte Jr. Conversamos com representantes de todos os partidos sem distinção. As agendas sinalizaram para o efetivo apoio parlamentar à continuidade de obras e projetos da UFMA, em diversas áreas”, concluiu.

O pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (Ageufma), Fernando Carvalho, afirmou que a agenda de trabalho foi muito produtiva. Na visão dele, são fundamentais para a UFMA e o Maranhão o diálogo permanente e a formalização de compromissos institucionais para a garantia de novos avanços para a comunidade acadêmica e a população em geral, por meio do desenvolvimento do ensino, da pesquisa, extensão, inovação, do empreendedorismo, da interiorização e internacionalização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *