Prefeitura de São José de Ribamar e Sebrae lançam projeto no Parque Vitória

A Prefeitura de São José de Ribamar e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançarão, nesta quarta-feira (8), o projeto Movimenta Parque Vitória. O objetivo é fortalecer o empresariado do bairro por meio do protagonismo local, fundamentado na sustentabilidade, entre 2023 e 2024.

O evento está marcado para acontecer às 19h, na Praça da Juventude, localizada na Avenida Vitória, Rua Um, Residencial Terra Livre e a expectativa é que cerca de 400 comerciantes e pessoas ligadas ao universo empresarial do Parque Vitória participem da iniciativa.

Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda de São José de Ribamar, Gilvana Duailibe, o programa Movimenta Parque Vitória está de acordo com a orientação estratégica adotada pelo executivo municipal.

“A Prefeitura de São José de Ribamar vem desenvolvendo no município um árduo trabalho no fortalecimento do empresariado local. Sabemos que a falta de trabalho rouba a dignidade, pois retira do trabalhador a fonte de sustento de si mesmo e de sua família, o que também impacta fortemente a autoimagem e a autoestima. Diante disso, firmamos uma parceria com o Sebrae para a elaboração do plano de desenvolvimento do bairro. Iniciaremos o projeto no Parque Vitória por ser um bairro com grande potencial de crescimento e, muitas vezes, por ser um bairro esquecido pelo poder público por localizar-se em área limítrofe”, afirmou a secretária.

“Vamos construir um diagnóstico sobre a caracterização do bairro e todos os aspectos pertinentes que geram impactos diretamente na realidade socioeconômica, política institucional, cultural e ambiental. Temos a certeza de que o Movimenta Parque Vitória nos auxiliará a chegar mais rápido aos nossos objetivos, pois teremos a participação dos atores locais como protagonistas na construção do cenário desejado para o bairro”, completou Gilvana Duailibe.

PROJETO

O lançamento será o primeiro passo do projeto, que terá duração de dois anos. Dentre os objetivos iniciais está a criação do Fórum de Desenvolvimento Local e a elaboração de um plano de desenvolvimento para o bairro. Segundo o gerente da Unidade Regional da Região Metropolitana de São Luís do Sebrae, Mauro Formiga, o Movimenta Parque Vitória é um projeto piloto.

“Todo o esforço será para desenvolver as micro e pequenas empresas do Parque Vitória por meio do protagonismo local, fundamentado na sustentabilidade. Para isso, aplicaremos várias soluções Sebrae em gestão de pequenos negócios, mapeamento de potencialidades e inovação por meio de capacitação, consultorias e ações de mercado”, explicou.

As atividades do projeto estarão concentradas no levantamento das potencialidades do bairro, na formação de grupos setoriais empresariais, em capacitações e consultorias em gestão, compras coletivas e participação em missões e caravanas. Todas essas atividades visam o fortalecimento dos empreendimentos locais e a melhoria do capital humano e empresarial do Parque Vitória.

“O que estamos fazendo é aplicando uma nova abordagem de desenvolvimento territorial focado em grandes bairros como o Parque Vitória e aproveitando o mix de produto e soluções que o Sebrae já aplica no mercado maranhense. Assim, poderemos replicar a iniciativa, que reúne várias de nossas soluções, nos outros municípios da Grande São Luís”, finalizou Formiga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *