Governadora interina Iracema Vale diz que entrega de obras e ações nos municípios é prioridade

A governadora interina, Iracema Vale, pontuou, em entrevista, nesta manhã de quarta-feira (15), no programa Bom Dia Mirante, da TV Mirante, que vai cumprir o cronograma de inaugurações de obras, como parte das ações prioritárias, enquanto estiver à frente do Governo do Estado. Ela destacou que será uma gestão municipalista e citou projetos da Assembleia Legislativa do Maranhão que serão postos em pauta. Entre estes, a Campanha de Doação de Sangue e a destinação de recursos ao Hospital Aldenora Bello. Iracema Vale ficará no comando do Governo do Maranhão até sábado (18).

“Temos confiança que vai dar tudo certo, temos confiança em nosso trabalho, no governador Carlos Brandão e sua equipe à frente do Governo do Estado. E a Assembleia Legislativa está em boas mãos. Nossos deputados estão lá trabalhando, incansavelmente, e temos o nosso agora presidente, Rodrigo Lago. Portanto, as coisas estão andando com toda tranquilidade”, pontuou a governadora interina.

A agenda da governadora interina contempla a inauguração de obras, visitas às áreas de alagamento e aos circuitos carnavalescos de São Luís, neste primeiro momento. “O governador Carlos Brandão é um homem que trabalha muito. Ele tem o desafio de inaugurar 300 obras em 100 dias e já deixou uma agenda pré-estabelecida que vamos nos esforçar para concluir”, afirmou.

Campanha de Doação de Sangue

Novas iniciativas se somam ao cronograma já pré-estabelecido. Iracema Vale irá reforçar as ações da Campanha de Doação de Sangue, realizada pela Assembleia Legislativa e que tem apoio do Governo do Estado e Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA).

Hospital Aldenora Bello

Outro ponto é a doação de R$ 4,2 milhões ao Hospital Aldenora Bello, fruto de ato de todos os deputados da Assembleia, que destinaram, cada um, R$ 100 mil de emendas à unidade que é referência no tratamento de câncer no Maranhão.

“É um gesto muito importante da casa legislativa, um carinho dos deputados com o povo do Maranhão que muito precisa dessa instituição de saúde. E também, reforçando a campanha de doação de sangue para contribuir com a reposição de bolsas na Hemomar, neste período carnavalesco. E estaremos incluindo outras coisas importantes na agenda de governo”, frisou a governadora interina.

Agenda de governo

Nestes primeiros dias de agenda no governo, Iracema Vale esteve reunida com secretários de Estado, entre eles, o de Saúde (SES), Tiago Fernandes, para tratar das demandas que surgem com o período carnavalesco, e com o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Gilberto Lins, para conversar sobre o transporte público coletivo semiurbano.

Nesta quarta-feira (15), a agenda será o secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda, para visitas ao circuito de Carnaval de São Luís.

Política municipalista

Iracema Vale afirmou que defende uma política municipalista, ressaltando ter sido vereadora e prefeita do município de Urbano Santos.

“É de interesse do governador Carlos Brandão manter a gestão parceria com os municípios e temos, nesse sentido, projeto para implantação de sistema de vídeo monitoramento nas cidades e ações de regularização fundiária. Tudo começa pelo município, então, este deve ser visto como prioridade”, enfatizou.

Mulher na política

Iracema Vale pontuou o simbolismo em assumir o Governo do Estado. Ela é primeira mulher a comandar a Assembleia Legislativa e a segunda a assumir o executivo estadual. Tem uma vida política que já soma 30 anos e enfatiza que o lugar da mulher é onde ela quiser.

“Todos os espaços que conseguimos alcançar, fizemos a diferença para este público feminino também. Então, acredito que as mulheres devem se lançar, participar e ocupar esse espaço na política que é muito masculino”, afirmou a governadora interina.

Iracema Vale lembrou sua caminhada até a presidência da Assembleia e agradeceu a confiança do governador Brandão. “Fico feliz de ter chegado à Assembleia Legislativa, me colocado à disposição para disputar a eleição e ter ganhado por unanimidade dos meus pares, a oportunidade de presidir uma instituição tão importante para o estado. Agradeço também ao nosso governador e seu vice, Felipe Camarão, que confiaram a mim, a missão de estar à frente do governo nestes cinco dias”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *