Em Cabo Verde, na África, vice-governador Felipe Camarão fecha parceria com Governo cabo-verdense para novos negócios e para intercâmbio de professores

Após viagem às Ilhas de Açores, em Portugal, nesta quinta-feira (16), o vice-governador Felipe Camarão esteve em Cabo Verde, na África, para encontro na Universidade de Cabo Verde e também no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Na ocasião, concretizou parceria para intercâmbio educacional e cultural entre professores e tratou das novas relações comerciais entre o Maranhão e Cabo Verde.
Na Universidade, localizada na cidade de Praia, em reunião com o reitor Arlindo Barreto e com a vice-reitora Sandra Freire, Felipe Camarão falou sobre a parceria realizada pela UFMA e Governo do Maranhão que possibilitou, em 2018, que 61 integrantes, entre docentes, discentes e técnicos-administrativos da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros e membros da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA) e da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão (SEDIPOP-MA) irem em intercâmbio a Cabo Verde. Na ocasião, o vice-governador requisitou nova parceria, que foi prontamente atendida, e em breve, novos professores poderão ir a Cabo Verde fazer intercâmbio cultural.
“Estou muito honrado, em Cabo Verde, na cidade de Praia, em visitar a Universidade de Cabo Verde e ser atendido pelo reitor Arlindo Barreto para que a gente possa tratar sobre os protocolos de cooperação entre o governo do Estado do Maranhão e a Universidade. Fomos muito bem recebidos, já encaminhamos os nossos próximos passos e, em breve, professores da Rede Estadual do Maranhão, estudarão aqui na Universidade, farão a sua formação sobre os estudos afro-brasileiros”, ressaltou o vice-governador Felipe Camarão.
Já o reitor Arlindo Barreto agradeceu a visita na esperança de que haja essa importante parceria educacional entre o Maranhão e a Universidade de Cabo Verde.
“Foi um enorme prazer recebermos aqui essa visita. Cabo Verde e o Brasil são países irmãos, que têm o mesmo substrato cultural e já tivemos uma ligação muito forte no passado e agora poder ter a oportunidade de restabelecer essa ligação caiu no momento exato. Portanto, estamos muito contentes com essa visita, esperançosos e certos de que arrancaremos essa ligação”, afirmou o reitor Arlindo Barreto.
A última agenda em Cabo Verde foi no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Recebido pelo Diretor Geral da Cooperação Econômica, embaixador Carlos Semedo, foram tratadas novas relações comerciais entre o Maranhão e o país.
Na conversa institucional, o vice-governador levantou quatro possíveis rotas de investimentos no Maranhão: educação, cultura, turismo e comércio exterior.
Para o diretor geral esse é o melhor momento, já que Cabo Verde tem um plano de desenvolvimento até 2030.
“Queremos ser uma imensa nação do atlântico médio. Toda a parceria que fechamos com o Brasil é sempre bem sucedida. Desta vez não será diferente. Esperamos em breve assinar acordos comerciais com o Maranhão”, ressaltou o diretor Carlos Semedo.
Após o carnaval, equipe técnica fará um protocolo de cooperação entre os países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *