Após resoluções da FAMEM, Assembleia e TCE, agora Brandão deve focar no secretariado e na vaga do Tribunal de Justiça

O governador Carlos Brandão (PSB), venceu mais uma etapa importante, desde que alcançou a vitória na eleição de outubro. Após resolver os imbróglios que FAMEM e Assembleia Legislativa, que culminou com as escolhas de Ivo Rezende e Iracema Vale, respectivamente, assim como a indicação do seu sobrinho Daniel Itapary Brandão para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, agora as atenções se voltam a formação do secretariado e da indicação da vaga de desembargador do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Como tudo tem uma etapa, o próximo passo é a montagem do seu secretariado, que deve ser finalizada entre os dias 18 de fevereiro e 3 de março, afinal Brandão não vai permitir que nomes não confirmados para seu secretariado viajem até Imperatriz, simplesmente para passear, ou seja, passar o vexame de não assinar o documento e nem aparecer na foto da nomeação da nova equipe de governo, que ocorre 4 de março em Imperatriz.

Diante dessa situação, os nomes confirmados devem começar a ser divulgados nos próximos dias através do Twitter. Alguns já são certos como Felipe Camarão na Educação, Bira do Pindaré na Agricultura Familiar, Lene Rodrigues na Secid, Marcellus Alves na Sefaz, Murilo Andrade na SEAP, Aparício Bandeira na SINFRA, Tiago Fernandes na Saúde, Pedro Chagas na SEGEP ou outra Secretaria, entre outros.

Superada a fase de montagem do seu governo, Brandão aguardará apenas a indicação do nome para compor o pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão e fechar esse primeiro ciclo de decisões. A vaga é reservada aos advogados e todo processo de escolha começa no próximo dia 24 de fevereiro, quando serão abertas as inscrições pela OAB. A votação direta ocorre em abril, depois ocorrem os processos internos na própria Ordem e no TJMA, para finalmente chegar a lista tríplice para uma canetada do governador.

Até lá, muitas especulações vão surgir nas próximas semanas e mais uma vez, Brandão deve consolidar aquele que ele bem entender para ocupar o cargo no TJMA, assim como foi na FAMEM, Assembleia e TCE… Para a sorte dos que não forem escolhidos, outras vagas vão ser abertas ao longo do próximos três anos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *