Mesa Diretora da Assembleia Legislativa praticamente definida; disputa entre Ana do Gás e Rodrigo Lago continua

O desenho da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2023/2024, já está feito. Nas próximas horas, os deputados estaduais vão se reunir com o governador Carlos Brandão (PSB), para tentar fechar os últimos detalhes, mas há princípio a única indefinição persistente é a disputa entre Ana do Gás e Rodrigo Lago pela vaga da 1ª vice-presidência.

Rodrigo Lago é a indicação do PCdoB e Ana do Gás se lançou avulsamente, mas fontes da Assembleia Legislativa avaliam que se houver disputa de voto no plenário, a líder política de Santo Antônio dos Lopes leva a vitória. Porém esse resultado poderia trazer um estremecimento na relação com o partido e o ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), que hoje tem preferência pelo advogado que está indo para seu primeiro mandato.

Ana do Gás argumenta que é deputada pelo PCdoB pela terceira vez e o natural seria ela a ocupar a função indicada pelo partido, porém Rodrigo Lago foi o escolhido pela bancada e que conta com o apoio do presidente do diretório estadual Márcio Jerry.

Carlos Brandão tem se mantido distante dessa disputa e deixa para que os parlamentares resolvam esse entrave, mas também monitora para evitar um desgaste na relação com o PCdoB.

A atual 1ª secretária, Andreia Rezende (PSB), que desejava ocupar a 1ª vice-presidência, já entrou em acordo e deve ficar com a 3ª ou 4ª vice-presidência. Abigail Cunha (PL), cotada para assumir uma Secretaria no governo estadual, hoje é cotada para ocupar um lugar na Mesa Diretora, mas esse nome pode mudar nas próximas horas ou próximos dias.

O ex-presidente Arnaldo Melo está confirmado como a indicação do PP e como 2º vice-presidente, assim como Antônio Pereira (PSB), que ficará com a 1ª Secretaria. O MDB deve ficar com a 2ª Secretaria; PDT com a 3ª Secretaria e Patriota com a 4ª Secretaria.

A eleição ocorre na próxima quarta-feira (1), logo após a posse dos 42 deputados estaduais. Othelino Neto (PCdoB), deixará o comando após cinco anos a frente da Mesa Diretora, ele assumiu em janeiro de 2018, logo após o falecimento de Humberto Coutinho. Tendo sido reeleito para os biênios 2019/2020 e 2021/2022.

Veja como deve ficar a composição:

Presidente – Iracema Vale – PSB
1ª vice-presidência – Indicação do PCdoB
2º vice-presidente – Arnaldo Melo – PP
3º vice-presidente – Abigail Cunha – PL
4º vice-presidente – Andreia Rezende – PSB
1º secretário – Antônio Pereira – PSB
2º secretário – Roberto Costa – MDB
3º secretário – Osmar Filho – PDT
4º secretário – Guilherme Paz – Patriota

1 thought on “Mesa Diretora da Assembleia Legislativa praticamente definida; disputa entre Ana do Gás e Rodrigo Lago continua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *