Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Prefeitura de São José de Ribamar se destaca na assistência social e incentiva trabalho e renda

20 de setembro de 2022 : 21:27

A prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) atua diretamente nas áreas de Assistência Social, Trabalho e Renda, Segurança Alimentar e Nutricional, e Direitos Humanos. Desde o início na gestão ela vem realizando projetos para a melhoria da qualidade de vida dos ribamarenses.

Entre as ações, a prefeitura tem implantado e reestruturação de novas unidades da Política de Assistência Social (CRAS), e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), ampliando a prestação de serviços socioassistenciais à população.

Além disso, descentralizou o CadUnico nas seis unidades CRAS do Município de São José de Ribamar, o que facilitou o acesso a qualquer tipo de serviço, que resultou no aumento significativo do número de cadastros por família, com um salto de 45.082, em junho de 2021, para 53.910, até julho do atual ano. E o número de pessoas cadastradas já chega a 122.179 cadastros.

Durante o período pandêmico, a criação do Auxílio Cidadão garantiu benefício que chegará a 10 mil famílias em situação de maior risco social e vulnerabilidade. Até agosto de 2022, 7.809 famílias já foram beneficiadas pelo programa, e estima-se que até dezembro de 2022 a meta seja alcançada.

Os ribamarenses também contam com a reativação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), através da qualificação da equipe e ampliação dos serviços ofertados, que atualmente reúnem atividades como oficinas de música, produção artesanal, passeios educativos, cultura e lazer, atividades físicas, dentre outros. O número de Ribamarenses assistidos pelo serviço já chega a 1.024 de todas as faixas etárias, tendo predominância no público de 0 a 17 anos, totalizando 820 usuários.

A instalação de três Restaurantes Populares, em parceria com o Estado, realiza a distribuição de 2.500 refeições, diariamente, à população Ribamarense.

O fornecimento aproximado de 9.000 cestas básicas às famílias atendidas pelas unidades da SEMAS também fortaleceu o combate a fome.

Para o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho, esse é mais um avanço de quem, de fato, tem se preocupado com cada vida.
“Essa é uma iniciativa da gestão que se preocupa e tem a responsabilidade de levar vida digna e respeito a quem mora em nossa cidade. Estaremos empanado até o final da gestão para levar dignidade ao ribamarense”, disse o prefeito.

A abertura de duas Casas Lares, que atualmente abriga 20 pessoas, dentre crianças e adolescentes, tem o objetivo de resgatar o ambiente familiar a estes que tiveram seus direitos violados.

A também abertura da Casa de Acolhida Temporária (CAT) acolhe os indivíduos em situação de vulnerabilidade e vínculos familiares rompidos, atualmente a CAT já abriga 4 idosos.

A prefeitura também criou do Programa Conexão, como um veículo destinado à divulgação das ações realizadas pela SEMAS de forma diária na TV, tendo como objetivo a ampliação do alcance da prestação de serviços da secretaria.

A iniciativa da Feirinha Ribamar, que junto com outras secretarias, desempenha grande crescimento na economia local e desenvolvimento do turismo, por meio da geração de emprego e renda.

A criação da Sala do Empreendedor, com apoio do Sebrae, além da formação de parcerias com SESI, FIEMA e EMAP, oferta oficinas, palestras, qualificações e capacitações voltadas para os empreendedores Ribamarenses. Até o momento, 600 empreendedores Ribamarenses já foram capacitados.

A parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) resultou na formação de mais 228 usuários do CRAS do município na capacitação em Microempreendedor Individual (MEI), e na capacitação em Cultivo de Mudas de Hortaliças, com a formação de 30 produtores familiares, em sua maioria na Zona Rural.

A criação do Serviço de Atendimento a Imigrantes e Refugiados também tem o objetivo de garantir dignidade à população venezuelana, em São José de Ribamar, além da parceria entre a prefeitura com o Governo Federal, em assumir as despesas do abrigo para essa população.

A prefeitura implantou o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), onde é assegurado o atendimento e acolhimento psicossocial e jurídico à superação da situação de Violência.

A primeira edição do Brincando na Cidade garantiu diversão e lazer às crianças. O projeto já passou pelos bairros: Viva Matinha, Parque Jair, Turiúba, Vila Sarney Filho, Jardim Tropical, Santa Maria, Guarapiranga, Bom Jardim, Juçatuba, Nova Terra e na Sede, atingindo mais de 4 mil crianças.

São José de Ribamar também foi palco do casamento comunitário, com 221 casais, e tem trabalhado para melhorar a vida de cada ribamarense, no intuito de levar dignidade a quem desfruta de todas as alegrias e prazeres no município.

E por fim, a realização do Casamento Comunitário em parceria com o Judiciário, onde 221 casais oficializaram a união.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>