Prefeito Eduardo Braide entrega Mirante da Cidade, novo cartão-postal de São Luís

Vista privilegiada numa visão 360º de diversos pontos da cidade. É assim que os ludovicenses e turistas poderão apreciar São Luís do Mirante da Cidade, entregue pelo prefeito Eduardo Braide, nesta quarta-feira (8), dia do aniversário de 410 anos da capital. O mirante é um atrativo turístico inédito nesta categoria na capital maranhense e está localizado no 10º andar do Edifício João Castelo Ribeiro Gonçalves, antigo Banco do Estado do Maranhão (BEM), na Rua do Egito, Centro Histórico de São Luís, onde também funciona a nova sede da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) e está aberto à visitação pública mediante agendamentos.

“São Luís comemora este ano, além dos seus 410 anos, 25 anos do título de Patrimônio Mundial e nada melhor que um presentão como esse, com a vista mais bonita da cidade. Quando eu subi a primeira vez pensei que essa vista não deveria ser apenas do prefeito, mas para todo o povo de São Luís, turistas e todos que quiserem conhecer ainda mais as belezas da nossa cidade. E a partir de hoje este passa a ser um dos nossos principais cartões-postais”, destacou o prefeito Eduardo Braide, ao lado da primeira-dama, Graziela Braide, da vice-prefeita, Esmênia Miranda e de diversas autoridades.

O projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Os secretários David Col Debella (Semosp) e Verônica P. Pires (Semisp), estiveram na solenidade de entrega e falaram da importância desse momento e de todo o trabalho das equipes na entrega desse presente para a cidade que celebra 410 anos.

“O prefeito Eduardo Braide decidiu que aqui seria um mirante para a população, no que antes seria o projeto do seu gabinete. A partir disso, começamos a readequar todo o projeto  para ele ficar amplo e lindo como está hoje. Todo esse espaço é seguro e foi todo pensado para que a população pudesse desfrutar de forma segura e plena este local feito com tanto amor e dedicação, tanto para os moradores de São Luís como para os turistas”, frisou a titular da Semispe, Verônica P. Pires.

O prédio onde funciona o Mirante da Cidade foi adquirido em 2009 pelo então prefeito João Castelo, com o objetivo de transformá-lo em um centro administrativo da Prefeitura. O imóvel agora passa a se chamar “Edifício João Castelo Ribeiro Gonçalves”.

“Nos dedicamos dia e noite e trabalhamos arduamente para entregar o Mirante nessa data especial. Os ludovicenses merecem esse presente e é uma honra fazer parte da gestão do prefeito Eduardo Braide, que tem transformado a cidade de São Luís em uma cidade melhor para todos”, disse o secretário da Semosp, David Col Debella.

O prédio é uma das poucas edificações de arquitetura moderna no Centro Histórico de São Luís, que já faz parte da história da cidade, sendo a terceira construção vertical de São Luís (antes dele, o João Goulart, na Avenida Pedro II, e o Caiçara, na Rua Grande).

Cultura e Turismo

O secretário de Turismo, Saulo Santos, destacou a importância do espaço para o fortalecimento do turismo na cidade. “Graças ao prefeito Eduardo Braide, nós teremos um fortalecimento do nosso turismo com a entrega desta obra. A população vai poder olhar os pontos turísticos da cidade como igrejas, casarões, palácios, pontes, rios, tudo isso com acesso gratuito. Ganhamos em todos os aspectos, no lazer, no turismo, na valorização do Centro Histórico e na sensação de pertencimento e amor por essa cidade linda, que faz 410 anos hoje. É uma alegria fazer parte desse momento”, disse.

“O Mirante da Cidade traz para gente um valor turístico e histórico gigantesco porque a partir daqui, ao mesmo tempo que a gente conhece cada ponto da nossa cidade, conhece também o que faz parte da nossa cultura dentro de cada contexto turístico, e isso é muito importante porque o turismo anda de mão dada com cultura e com o patrimônio histórico”, explicou o secretário de Cultura, Marco Duailibe.

Presença Especial

A convite da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), o cônsul da França, que representa o Nordeste no seu país de origem, Sr. Huge Fantu, veio exclusivamente participar desta entrega na data de aniversário de São Luís, cidade fundada por seus antepassados franceses.

“É uma alegria estar aqui neste momento especial em São Luís, e é bonito ver o prefeito entregando este presente extraordinário para os moradores de São Luís com esta vista magnífica. Que todos os moradores se conscientizem da sorte que é morar em uma cidade tão linda e com uma arquitetura única”, disse o cônsul francês.

Funcionamento

Aberto ao público, o mirante poderá ser visitado de quinta a sexta, das 14h às 19h e aos sábados e domingos das 9h às 19h. O acesso é gratuito e as visitas acontecerão mediante agendamento on-line prévio que ficará disponível no site da prefeitura https://www.saoluis.ma.gov.br/.

Na solenidade de entrega, também estavam presentes o vereador Raimundo Penha (PDT), além dos secretários Igor Almeida (Secom), Diego Rodrigues (Semad), Caroline Salgado (Semed), Felipe Falcão (Semit), José Azzolini (Semfaz), o presidente da Amdes, Felipe Mussalém; e o controlador-geral do Município, Sérgio Motta.

1 thought on “Prefeito Eduardo Braide entrega Mirante da Cidade, novo cartão-postal de São Luís

  1. Diego, diga ao prefeito que de inédito esse mirante nada tem pois ja existia ha pelo menos 45 anos, onde ali mesmo funcinonou o restaurante do BEM com a mesma vista que ele inaugurou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *